03/08/2018 - 21:04

COMPARTILHE

Wadih defende projeto de lei que dá a Ponte Rio-Niterói nome de Betinho

03/08/2018 - 21:04

Wadih defende projeto de lei que dá a Ponte Rio-Niterói nome de Betinho

Classificando a iniciativa como “um marco histórico, um legado à cidadania e ao resgate da verdade e da memória”, o presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, anunciou o apoio ao projeto de lei de autoria do deputado federal Chico Alencar (Psol/RJ) que dá à ponte Rio-Niterói o nome do sociólogo Herbert de Souza (Betinho), substituindo o nome atual – Presidente Costa e Silva.

Para Wadih, a mudança proposta pelo PL nº 3.388/2012 é fundamental dentro do contexto da instalação da Comissão da Verdade, como mais uma forma de “passar a limpo muitos aspectos da história recente do país”. “Sem revanchismos”, acrescentou, “mas com senso de justiça e de verdade conosco mesmos, nossos filhos e netos”.

Costa e Silva, afirmou, lembra o período da ditadura. “Já Betinho lembra liberdade e solidariedade, esperança para o país”, sublinhou, referindo-se ao fato de Costa e Silva ter sido um dos artífices do golpe militar, presidindo o país entre 1967 e 1969, período em que foi decretado o Ato Institucional nº 5 (AI-5).
 
A escolha do nome de Betinho, segundo o texto do projeto, deve-se à sua luta pelos direitos humanos no período ditatorial, e pela condição de símbolo dos exilados e da anistia.
 

Abrir WhatsApp