11/07/2017 - 13:39

COMPARTILHE

Livros do Mês

11/07/2017 - 13:39

Livros do Mês

Direito Penal brasileiro – 
segundo volume
O livro trata da teoria do delito e seus desdobramentos: antijuricidade e justificação, imputabilidade, culpabilidade e exculpação, autoria e participação, tentativa e concurso de crimes. De autoria original de Raúl Zaffaroni, Alejandro Alagia e Alejandro Slokar, a obra foi traduzida para o português e transposta para o Direito brasileiro por Nilo Batista, que considera a visão dos companheiros uma advertência para os riscos que o poder punitivo oferece ao Estado de Direito. Da editora Revan. Mais informações no site www.revan.com.br.

Manual de 
redação jurídica
Recém-lançada, a 6ª edição da obra de José Maria da Costa chega aos leitores revisada e ampliada por centenas de novos verbetes, boa parte direcionada a elucidar dúvidas sobre a nova sistemática de grafia em vigor na língua portuguesa. Da editora Migalhas. Mais informações no site 
www.livrariamigalhas.com.br.

Arquitetura da dominação
No livro, Marcelo Biar analisa as prisões brasileiras como um reflexo da miséria no país, refletindo sobre a influência do regime escravocrata no sistema. O autor apresenta ainda uma relação entre as unidades prisionais e as favelas e a criminalização do negro, observando que há um abismo entre o objetivo do cárcere e o que realmente acontece no sistema. Da editora Revan. Mais informações no site www.revan.com.br.

Manual de português e redação jurídica
Entendendo a importância da arte de redigir bem para as demandas judiciais, os autores Renato Aquino e William Douglas reúnem neste livro os principais temas do estudo da língua portuguesa para a prática da redação jurídica, apresentando, de forma direta e descomplicada, assuntos pertinentes a essa temática requisitada e desafiadora. Em sua sexta edição, a obra se torna mais objetiva e conta com mais materiais para resolução de provas. Da editora Impetus. Mais informações no site www.impetus.com.br.

Crimes federais
Em sua 11ª edição, a obra sistematiza o grande volume de informações a respeito dos principais crimes da jurisdição federal, seja de competência exclusiva ou compartilhada com a Justiça estadual, previstos tanto no Código Penal como nas leis esparsas. O autor constrói uma completa análise dos crimes federais, à luz da jurisprudência dos tribunais superiores e dos tribunais regionais federais, com indicações da doutrina específica, entregando ao leitor um quadro abrangente e atual das características de cada um dos delitos. Da editora Saraiva Jur. Mais informações no site 
www.saraiva.com.br.

Dilemas na Constituição
Considerando a importância da Constituição Federal de 1988 para a estabilidade democrática e institucional inspirada na valorização da cidadania, Alfredo Copetti Neto, George Salomão Leite e Glauco Salomão Leite reúnem nesta obra estudos de renomados acadêmicos que observam como a Carta é aplicada no quadro de instabilidade política dos últimos tempos. De forma a facilitar a reflexão, os organizadores apresentam um mosaico sobre os principais entraves da ordem constitucional brasileira, destacando seus desafios e alternativas democráticas. Da editora Fórum. Mais informações no site loja.editoraforum.com.br.

Ebooks

Curso de Direito do Trabalho
De Mauricio Godinho Delgado, o livro, em sua 16ª edição, foi revisto, atualizado e ampliado incluindo o debate reaberto no país a respeito do “negociado sobre o legislado”. Incorpora, também, as inovações trazidas por novos diplomas normativos publicados em 2016, assim como as modificações jurisprudenciais surgidas no Tribunal Superior do Trabalho (TST) e no Supremo Tribunal Federal (STF) no último ano. Da editora LTr. Mais informações e vendas no link https://goo.gl/8DiC1r

A era dos zero direitos
Originalmente uma dissertação de mestrado defendida na Faculdade de Direito da USP, o livro de Patrícia Maeda critica as imposições das classes proprietárias e de seus governos em direção ao desmonte dos direitos do trabalho. A autora se baseia na análise de um tripé, que a guia por todo o livro: o trabalho decente, a terceirização e a flexibilização do trabalho. Com isso, explora práticas como o chamado zero hour contract, a “pejotização”, entre outras que, segundo ela, são exemplos disfarçados de assalariamento na era da flexibilidade total. Da editora LTr. Mais informações e vendas no link: https://goo.gl/Y3LTri

Livro de cabeceira

O amor nos tempos do cólera
O livro trata da relação de um triângulo amoroso perpassando pelo amor, pelo envelhecimento e pela morte, ou concepção da finitude da vida.

A narrativa é realista, forte, pungente, e nos transforma em parte da história que se desenvolve por 50 anos.
Traz a marca de Gabriel García Márquez, sendo de um realismo estonteante; impossível não nos deslocarmos na mesma viagem dos personagens. É mais que tudo uma história de amor, atemporal. O autor não segue uma cronologia pré-determinada; passa de um relato a outro, com idas e voltas no tempo sem prejudicar em nada o encadeamento da narrativa.

Trata-se de uma história de amor concebida a partir da genialidade de Márquez, que ora traz alegrias, ora tristezas, melancolia. 

Li esse livro pela primeira vez aos 22 anos e hoje, 35 anos depois, sinto a mesma emoção que me fez devorá-lo em um final de semana.
 
*Presidente da Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente da OAB/RJ

Abrir WhatsApp