11/07/2017 - 13:24

Mediação de Conflitos da OAB/RJ: mais de mil casos atendidos

11/07/2017 - 13:24

Mediação de Conflitos da OAB/RJ: mais de mil casos atendidos

A Comissão de Mediação de Conflitos (CMC) da OAB/RJ comemorou recentemente a marca de mil atendimentos – até junho desse ano, foram exatamente 1.116 casos atendidos pelo núcleo, sendo que em 704 ambas as partes compareceram, e em 445 deles foi celebrado acordo. Os casos são oriundos do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), da Central de Atendimentos e da Ouvidoria da entidade.

Segundo a presidente da CMC, Samantha Pelajo, o que move os 86 mediadores vinculados à comissão é a intenção de contribuir para a cultura da mediação entre os advogados e para a cultura da decisão informada entre os mediadores. “Ao invés de deduzir pretensões em juízo, sem controle sobre o tempo de tramitação ou o resultado final do processo, o advogado pode se valer da mediação extrajudicial. Mediadores facilitam o diálogo entre as partes; advogados assessoram juridicamente seus respectivos clientes. São atuações complementares que, conjugadas, potencializam as chances de as partes encontrarem soluções de benefício e satisfação mútuos, em pouco tempo e a um custo reduzido”, resumiu.

Pelajo acrescenta que o próprio Conselho Federal da OAB aprovou o Pacto Nacional da Advocacia pelos Métodos Extrajudiciais de Resolução de Conflitos e publicou, juntamente com o Ministério da Justiça, o Manual de Mediação de Conflitos para Advogados, escrito por advogados, disponível na página da CMC (camc.oabrj.org.br/camc/).