11/07/2017 - 13:28

COMPARTILHE

Pesquisa da OAB/Barra da Tijuca pode ser respondida pela internet

11/07/2017 - 13:28

Pesquisa da OAB/Barra da Tijuca pode ser respondida pela internet

Desde outubro, a Subseção da Barra da Tijuca disponibiliza, na sede da subseção e na sala do fórum da comarca, a pesquisa A voz do advogado, que pretende catalogar os principais problemas de quem milita na região. O formulário também está disponível na internet, através do link oab-barra.org.br/an10.html, e foi enviado, por e-mail, aos advogados inscritos na subseção. Os colegas podem responder até o final de julho.

Para o presidente da OAB/Barra da Tijuca, Claudio Carneiro, a pesquisa vai mostrar com dados estatísticos e oficiais qual, de fato, é a posição da advocacia da região, principalmente em relação às varas do fórum que apresentam mais problemas. “Antes, quando eu levava uma reclamação aos juízes, eles afirmavam tratar-se de um fato isolado. A pesquisa está sendo fidedigna em relação às piores varas do fórum e ratificando as reclamações que os colegas já faziam informalmente. Os problemas são gerais”, disse.

Para responder a pesquisa, o colega precisa se identificar, mas Carneiro garante que os dados não serão públicos. “A pesquisa não é anônima para garantir credibilidade. Entendo que o colega tenha um pouco de receio em relação a enfrentamento aos magistrados, mas nós apenas divulgaremos os percentuais. As atitudes serão tomadas institucionalmente, como subseção, em parceria com a Seccional”. Os resultados da pesquisa serão divulgados em agosto, mês do advogado. Também será feito um dossiê que será levado à Corregedoria do Tribunal de Justiça (TJ) e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Carneiro destaca que a pesquisa está tendo boa aceitação da classe. “A advocacia está gostando de ser efetivamente ouvida. É uma iniciativa inédita e estamos trazendo para a internet para ter uma amplitude maior e atingir mais colegas”. Ele lembra que advogados que não estão inscritos na Subseção da Barra da Tijuca, mas militam no fórum local também podem participar da pesquisa.

Abrir WhatsApp