11/07/2017 - 12:54

Plenário Antônio Modesto da S ilveira é inaugurado na OAB/RJ

11/07/2017 - 12:54

Plenário Antônio Modesto da S ilveira é inaugurado na OAB/RJ

O antigo Salão Nobre da Seccional chama-se agora, oficialmente, Plenário Antônio Modesto da Silveira, em homenagem ao jurista que faleceu em novembro de 2016, aos 89 anos. A solenidade de reinauguração do espaço aconteceu no dia 13 de junho, com a presença de familiares, amigos, companheiros de luta e de advocacia e admiradores de Modesto, considerado o advogado que mais defendeu os perseguidos pela ditadura militar. Na ocasião, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, ressaltou o fato de que o prédio da Ordem está permanentemente vivo e cheio de ideais. “Esse salão não é apenas cadeiras, teto e som, ele é uma casa da cidadania. Nenhum nome poderia ser mais apropriado. Mais do que o histórico político de Modesto, celebramos o grande ser humano que ele foi”, destacou.

O tesoureiro e presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem, Luciano Bandeira, lembrou o grande advogado, mas também o militante. “Até o último momento ele estava envolvido em novas ideias. Modesto foi e sempre será um advogado, humanista, defensor da liberdade e militante comunista”, resumiu. Diretor do Centro de Documentação e Pesquisa (CDP) da casa, Aderson Bussinger sublinhou detalhes curiosos. “Esse auditório fica no mais elevado andar do prédio da Ordem, altivo como foi Modesto em toda a sua trajetória, como enfrentava os torturadores e a ditadura”, comparou.

A ideia da homenagem teria surgido no próprio salão, durante o velório do jurista, revelou a diretora do Departamento de Eventos, Paula Vergueiro. “Não tenho dúvidas de que ele adoraria saber que as primeiras vozes ouvidas nesse sentido vieram de funcionários da casa, que diariamente fazem o seu melhor para que esta Seccional concretize suas missões institucionais. A diretoria ofereceu apoio incondicional ao projeto”, agradeceu.

Modesto também teve grande atuação na redemocratização brasileira, ressaltou o presidente da Caarj, Marcello Oliveira. “Incansável é um adjetivo muito adequado à profissão, e o era a Modesto. Ele falava de forma inspiradora, especialmente para os mais jovens”, disse. O secretário-geral da Seccional, Marcus Vinicius Cordeiro, relatou a importância de Modesto para sua família. “Naquela noite escura da ditadura, ele era a certeza da aurora. Essa ideia de que isso era ser advogado nos contagiou, era esse herói que nos inspirava”, acrescentou.

A noite foi encerrada com a inauguração de um painel fotográfico no hall de entrada e com uma mesa de conversa sobre a trajetória de Modesto, com a participação de sua irmã, Maria Helena Modesto Vieira, e de nomes da advocacia como Rosa Cardoso, Ana Lúcia Santa Cruz, Ricardo Pereira Lira, Humberto Jansen Machado e Carlos Roberto Siqueira Castro.