11/07/2017 - 12:32

COMPARTILHE

Transparência e austeridade na gestão da OAB/RJ

11/07/2017 - 12:32

Transparência e austeridade na gestão da OAB/RJ

FELIPE SANTA CRUZ

Com a adesão ao sistema de compra coletiva via internet, estamos dando mais um passo no sentido de reduzir custos e, paralelamente, garantir transparência na gestão da Seccional. O mecanismo é análogo ao pregão eletrônico, modalidade licitatória que possibilita o aumento de participantes economia no preço dos produtos e serviços.

O plano é implantar o sistema inicialmente na Seccional e, em seguida, estendê-lo às subseções, de modo a assegurar bons prestadores pelo menor valor, otimizando os gastos de toda a Ordem. O pregão eletrônico representa mais uma medida de controle de despesas, dentro da política de administrar com absoluta austeridade a anuidade do advogado.
 
* * *
 
Prioridade número um da gestão, a defesa das prerrogativas tem sido objeto constante de nosso trabalho. Nas últimas semanas, estivemos reunidos com representantes do Banco do Brasil para pleitear a revogação da restrição de DOCs e TEDs nos mandados de pagamento. Em outra frente, fizemos a reforma do parlatório do presídio Ary Franco, em Água Santa, visando a possibilitar melhores condições de trabalho para os advogados que atendem seus clientes no local. Também abrimos um canal de diálogo com a presidência do TRF, a fim de que os colegas não precisem mais se submeter à revista na entrada da Justiça Federal. 

A Comissão de Prerrogativas realizou ainda uma pesquisa de campo para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos advogados em seis áreas de atuação: varas de Família, varas cíveis, juizados especiais cíveis, Órfãos e Sucessões e Justiça Federal. A partir do resultado do estudo, a Ordem promoverá ações efetivas com o objetivo de resolver os problemas.
 
* * *
 
A reinauguração do salão nobre da OAB/RJ, que agora leva o nome do referencial Antônio Modesto da Silveira, foi um grande momento de encontro da advocacia em torno de seus mais valiosos ideais. Modesto foi um ser humano exemplar e simboliza a defesa da liberdade e da cidadania, postulado que a Ordem tem como norte. Portanto, ao batizar o espaço com o nome do colega, a OAB/RJ não só faz justiça a um dos mais importantes advogados brasileiros, como também reafirma seu compromisso com a luta pela democracia e pelos direitos humanos e sociais.

Abrir WhatsApp