11/07/2017 - 12:53

TRF promete liberar entrada de advogados

11/07/2017 - 12:53

TRF promete liberar entrada de advogados

Mostrando-se aberto ao diálogo com a advocacia, o presidente do Tribunal Regional Federal  da 2ª Região (TRF-2), André Fontes, recebeu, dia 7 de junho, na sede da corte, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, que, juntamente aos presidentes das comissões de Prerrogativas, Luciano Bandeira, e Especial da Justiça Federal, Alfredo Hilário, levou os pleitos da classe em relação ao funcionamento da corte, todos bem recebidos por Fontes.

O primeiro compromisso assumido pelo presidente do TRF-2 é o fim da revista obrigatória para advogados na Justiça Federal. “Eles irão se identificar com a carteira da Ordem e não vão precisar passar pelo cadastramento que hoje fazem”, relatou Felipe após a reunião.

As outras promessas são um novo fórum da Justiça Federal em Niterói – “historicamente a Justiça Federal é mal instalada na cidade, as reclamações são constantes em relação a isso”, salientou o presidente da Secccional – e a instalação da antiga Vara Federal de Itaboraí no município de Rio Bonito.

Itaboraí e Rio Bonito não tinham prédio da Justiça Federal desde 2014, quando o imóvel que abrigava as duas varas foi interditado. Desde então, as duas serventias funcionavam no Fórum de Niterói. Com um novo prédio cedido pela prefeitura em Rio Bonito, a pressão para a agilização da instalação aumentou e, de acordo com Felipe, foi garantido o compromisso com a urgência do pleito por Fontes. A competência da vara abrange, além de Rio Bonito e Itaboraí, os municípios de Tanguá e Silva Jardim.

“Narramos também nossa preocupação com a celeridade processual, uma das principais queixas dos colegas, e a reunião foi muito produtiva, no aspecto geral. Nós nos comprometemos a uma gestão conjunta, enfrentando os problemas juntos, Ordem e Justiça Federal”, resumiu Felipe.