15/07/2015 - 15:47

COMPARTILHE

Honorários para correspondentes

15/07/2015 - 15:47

Honorários para correspondentes

A porta de entrada dos novos advogados à profissão acaba sendo, na maioria dos casos, pequenos trabalhos como correspondentes ou audiencistas, ou seja, tirando cópias, despachando com o juiz ou realizando audiências para os grandes escritórios e, segundo o presidente da Comissão OAB Jovem, Eduardo Biondi, os valores pagos a esses profissionais são cada vez mais irrisórios. Em busca de soluções, a comissão realizou, no dia 23 de junho, audiência pública para estabelecer uma possível tabela de honorários para esse grupo. As propostas colhidas serão levadas ao Conselho Seccional.

A iniciativa de estabelecer uma tabela a qual os escritórios devam seguir ao terceirizarem serviços de correspondentes surgiu no último encontro nacional dos presidentes da OAB Jovem. “No Rio, decidimos pensar nisto em conjunto, através de uma audiência pública. Nosso projeto tem que atender aos principais interessados e condizer com a realidade das diversas comarcas”, explicou Biondi.

Para o subprocurador-geral da OAB/RJ, Thiago Morani, o tema dos honorários é muito sensível. “Temos recebido diversas denúncias sobre a mercantilização da profissão e honorários aviltantes. Precisamos traçar bases objetivas, primeiro para discussão da advocacia enquanto profissão liberal, e temos que ficar atentos para que não seja burlada a legislação trabalhista”, salientou. 
 

Abrir WhatsApp