13/08/2014 - 12:59

COMPARTILHE

Advogados recebem troféu Dia de Mandela por atuação social

13/08/2014 - 12:59

Advogados recebem troféu Dia de Mandela por atuação social

O secretário-geral da Comissão de Igualdade Racial da OAB/RJ, Rogério Gomes, e a presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Rio de Janeiro, Maíra Fernandes, receberam, no dia 18 de julho, o troféu Dia de Mandela, promovido pelo Instituto de Cultura e Consciência Negra Nelson Mandela.
 
O prêmio, dado a personalidades que se destacaram em ações sociais em defesa da igualdade racial e dos direitos humanos, foi entregue a Maíra, Rogério e outros 24 homenageados pelo presidente do instituto, José Carlos Brasileiro, na data em que se comemoraria o aniversário de 96 anos do ex-líder da África do Sul e em que se celebrou mundialmente o chamado Mandela day pela primeira vez depois de sua morte. 

Para Rogério, o troféu é um símbolo de combate ao racismo e a data tornou a cerimônia ainda mais especial. “Sinto-me muito honrado. Nós, que estamos no ativismo, na militância,  temos como desafio dar continuidade a esta luta, propondo a inclusão e o combate ao racismo. A temática da igualdade racial está na ordem do dia e precisamos fazer uma reflexão sobre o aperfeiçoamento das políticas de inclusão sob pena de serem desqualificadas, uma vez que temos recebido inúmeras denúncias de fraudes em concursos públicos. Atuando nas entidades de classe, cabe-nos aperfeiçoar essas políticas”, declarou.
 
Maíra agradeceu a homenagem, emocionada. “Esse é um prêmio que representa muito para todos que militam por direitos humanos e que não recebo só, mas com todos os colegas que militam na OAB/RJ, no Conselho Penitenciário do Estado, que eu presido, e em todas as organizações não governamentais das quais de alguma forma faço parte. Nelson Mandela costumava dizer que ninguém nasce odiando uma pessoa pela cor de sua pele, sua origem. Para odiar, é preciso aprender. E se uma pessoa é capaz de aprender a odiar, também é capaz de aprender a amar. É esse o nosso desafio. Formar nossas crianças, para que elas não tenham preconceito de nenhuma espécie. Espero honrar esse prêmio, lutando por toda a minha vida”, afirmou.
 

Abrir WhatsApp