13/08/2014 - 12:35

COMPARTILHE

Ato critica criminalização das manifestações de rua

13/08/2014 - 12:35

Ato critica criminalização das manifestações de rua

Advogados e manifestantes lotaram o plenário Evandro Lins e Silva, na sede da OAB/RJ, em defesa da democracia e do direito à manifestação, em ato promovido no dia 22 de julho em conjunto com organizações da sociedade civil e parlamentares contra a criminalização dos protestos de rua. Afrontas à ordem jurídica, desrespeito ao processo legal, dificuldade de advogados no acesso aos autos foram as questões mais destacadas. Não faltaram críticas à atuação do Judiciário, da mídia e do Ministério Público em relação às manifestações que começaram em junho do ano passado e, principalmente, às prisões de militantes.

“Nossa democracia não pode ter bolsão de exceção. Os órgãos do Estado não podem selecionar quais princípios constitucionais vão seguir e, com isso, hostilizar princípios da democracia”, afirmou o presidente licenciado da Comissão da Verdade do Rio e ex-presidente da Seccional, Wadih Damous. O vice-presidente da OAB/RJ, Ronaldo Cramer, lembrou o histórico de eventos realizados na Ordem a partir das pautas levantadas pelas manifestações. “Reforma política, desagravo a colegas desrespeitados no contexto das manifestações e apoio à sua atuação”, citou.

Já o presidente da Caarj, Marcelo Olliveira, criticou a existência do sigilo de informação ao mesmo tempo em que notícias vazam para a imprensa. A presidente da Comissão da Verdade do Rio, Nadine Borges, anunciou que foi elaborado um manifesto a ser entregue para autoridades nacionais e internacionais.

Abrir WhatsApp