13/08/2014 - 12:40

COMPARTILHE

Campanha estimula colegas a ter plano de previdência

13/08/2014 - 12:40

Campanha estimula colegas a ter plano de previdência

Educação financeira e previdenciária, conscientização sobre a importância de um planejamento para o futuro, proteção social e preparo para situações adversas são os fundamentos básicos da campanha Futuro seguro, lançada no dia 10 de julho pelas diretorias da OAB/RJ, Caarj, OABPrev-RJ e ADV Credi, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Pelo projeto, as subseções e os fóruns do estado receberão visitas de técnicos do INSS e de consultores da OABPrev-RJ, em ações educativas e palestras voltadas para os advogados.

O programa é aprovado pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc), autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social, responsável por fiscalizar as atividades das entidades fechadas de fundos de pensão. Esta é a primeira parceria do INSS com uma entidade de classe. 

Na observação do presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, os advogados ainda mantêm, até em razão da característica de autonomia, a mentalidade de depender apenas do trabalho para o sustento da família, desconsiderando os imprevistos. “Incluo-me na lista dos que apostavam apenas no rendimento das causas. Infelizmente, ainda temos a visão de que em cima de determinado processo faremos nossa aposentadoria e com isso há uma certa indisposição para pensar num planejamento previdenciário. É essa a mentalidade que temos que buscar mudar com estas ações de conscientização”, disse.

Nos encontros do Futuro seguro, com início este mês, os advogados terão a oportunidade de conhecer os regimes de previdência e esclarecer as dúvidas com especialistas no assunto, gratuitamente, explica o presidente da Caarj, Marcello Oliveira. “Os analistas da OAB/Prev-RJ farão atendimento de assessoria financeira individualizado aos interessados”, informou.

O projeto é dividido em duas partes: ações itinerantes e palestras nas subseções. Nas ações, realizadas nos fóruns do estado, técnicos do INSS farão a inscrição e a atualização cadastral no sistema da Previdência Social, e os consultores da OABPrev-RJ, além da assessoria personalizada, apresentarão o plano de previdência complementar do fundo instituído, com simulações de planos de acordo com o perfil de cada advogado, cadastrando os interessados. Pelo seu caráter sem fins lucrativos, os planos do fundo da Ordem fluminense oferecem taxas menores que as do mercado. “Não é necessário fazer a inscrição nos planos da OABPrev-RJ para participar projeto de forma gratuita”, esclareceu Marcello.

A equipe ficará nos fóruns no seu horário de funcionamento. Caso a procura extrapole o expediente dos prédios do Judiciário será possível agendar visitas nos escritórios para atendimentos personalizados. As palestras serão ministradas por consultores externos. Em cada uma haverá sorteio de um tablet entre os participantes. 

As inscrições podem ser feitas nas subseções ou no Serviço Social da Caarj, pelos telefones (21) 2277-2392, 2272-2372 e 2272-2336. O limite de público respeitará a capacidade de cada auditório. Todos os inscritos ganharão um cofrinho, em referência à ideia de poupar, explicou o diretor presidente da OABPrev, Alexandre Albuquerque. Para ele, a previdência complementar deve ser considerada um produto de primeira necessidade, assim como saúde, educação e transporte.

Segundo pesquisa realizada com mais de 800 advogados em 2012, 88% dos colegas, apesar de terem preocupação com suas aposentadorias, não contribuem para nenhum tipo de regime de previdência; 75% não têm plano de previdência complementar, e 36% se consideram muito jovens para pensar no assunto. Para o tesoureiro da Caarj, Renan Aguiar, esta condição deixa os advogados vulneráveis socialmente, sobretudo nas situações de suspensão, temporária ou definitiva, de suas atividades laborativas.

“Os advogados são, em sua maioria, profissionais liberais que não contribuem compulsoriamente para qualquer previdência. A intenção do projeto é incutir a mentalidade de que o planejamento previdenciário está associado à organização financeira do escritório e da vida pessoal dos colegas”, reforça Aguiar.
As atividades do Futuro seguro são coordenadas pelo Serviço Social da Caarj. Nas páginas da Caixa (www.caarj.org.br) e da OAB/RJ (www.oabrj.org.br), é possível conferir a agenda com a programação completa das visitas e palestras.

Participaram do lançamento da campanha os presidentes da Seccional e da Caarj, Felipe Santa Cruz e Marcello Oliveira, respectivamente; o tesoureiro da Caixa, Renan Aguiar; o diretor-presidente da OABPrev-RJ, Alexandre Albuquerque; a superintendente da OABPrev, Carla Schibuola; a gerente do Serviço Social da Caarj, Dianne Arrais; e o gerente executivo do INSS do Rio de Janeiro, Flávio Vieira Souza.
 
 

Abrir WhatsApp