13/08/2014 - 12:05

COMPARTILHE

Você percebe a falta de juízes no Fórum?

13/08/2014 - 12:05

Você percebe a falta de juízes no Fórum?

Seguindo, mais uma vez, a pauta da campanha Mais Justiça, que apresenta este mês os problemas decorrentes da falta de juízes nos fóruns do estado, a TRIBUNA foi ao Tribunal de Justiça para saber como os advogados que militam naquela corte são afetados por tal carência.
 
Essa carência é flagrante no Judiciário, inclusive aqui no TJ. Eu atuo na área criminal e vejo que é muito comum os juízes acumularem varas e saírem correndo de uma para fazer audiência em outra. Enquanto isso, nós que fiquemos aguardando por horas. Culpa do juiz não é, porque ele arca com o ônus de ter que tapar os buracos, mas acabamos dependendo do magistrado já estressado ter que cumprir as deficiências do tribunal e isso acaba afetando a qualidade da prestação jurisdicional.
Marcello Almeida Mendonça, advogado, 40 anos
 
 
Sinto uma grande falta de magistrados aqui. Inclusive, acabei de sair de uma audiência na Vara de Família que não tinha juiz, foi realizada pela escrivã. Ou seja, se eu quisesse fazer algum requerimento, jamais seria deferido na hora. Isso atrapalha muito nosso trabalho. Despachar com juízes é quase impossível, eles acumulam varas e a celeridade é zero. O tribunal deveria mesmo fazer alguma coisa. Achamos que eles trabalham errado, mas às vezes não é isso, é mesmo excesso de demanda.
Katrine Quintanilha, advogada, 25 anos
 
 
É muito complicado exercer nosso trabalho com a falta de juízes e de serventuários. Tudo fica muito lento e temos muita dificuldade para ter acesso aos magistrados e aos processos. Milito também em Araruama e lá já fizemos até um protesto por essa razão: não temos magistrado no Juizado Especial Cível da comarca. A situação está muito complicada.
Saulo Nunes, advogado, 53 anos
 
 
Atuo mais na Vara de Execuções Penais e lá sempre há juízes, apesar de nem sempre nos atenderem diretamente. Mas nas varas criminais percebo esse problema. Os juízes acumulam serventias e a gente fica muito tempo esperando que eles façam todas as audiências de uma vara para depois fazer as da outra. Às vezes nem promotor tem. Essas deficiências nos atrapalham bastante.
Luana Martins Franco, advogada, 38 anos
 
 
No Fórum da Barra, por exemplo, a única explicação que consigo encontrar para os problemas que enfrentamos é a falta de juízes. Tenho um processo lá de 2011 que foi julgado somente agora e ainda saiu com uma sentença que não corresponde, não faz o menor sentido: pedi uma ação de despejo e veio uma sentença de processo criminal! Não dá para entender. Um juiz começa a tratar do processo, sai, entra outro... Frente a resultados como esse, nós acreditamos que nem é o próprio magistrado quem sentencia.
José Ueliton, advogado, 53 anos
 
 
Infelizmente há ausência de juízes e os processos demoram a ser julgados mesmo. A morosidade é constante, tanto nos juizados como nas varas cíveis. Mesmo com o chamado “grupo de sentenças”, que foi criado com vários magistrados para adiantar o julgamento de processos, a lentidão continua para as decisões. Na 29ª Vara Cível, por exemplo, tenho muitos problemas com isso.
Fabrício Gustavo Amaral Uchôa, advogado, 37 anos
 
 
Costumo atuar aqui na capital e não sinto muito a falta de magistrados nas varas em que milito. Pelo menos nas vezes que eu procuro algum atendimento tenho sido sempre recebida, não enfrentei nenhum problema.
Adriana Côrtes da Mota, advogada, 36 anos
 
 
O que observamos no exercício da nossa profissão é que, de fato, o número de juízes é muito reduzido. Temos notícias de muitos acumulando varas, o que prejudica o andamento dos processos no cartório, uma vez que é humanamente impossível dar conta dessa grande demanda. Isso acarreta prejuízo para o cliente, que não vê seu problema resolvido. E não somente o número de magistrados é pequeno: também faltam serventuários.
Agnaldo Barreto de Sá, advogado, 41 anos
 

Abrir WhatsApp