05/05/2014 - 14:33

COMPARTILHE

Ato na Seccional debate enfrentamento ao racismo

05/05/2014 - 14:33

Ato na Seccional debate enfrentamento ao racismo

Possíveis políticas de enfrentamento ao racismo e o trabalho do grupo criado por membros da Polícia Civil, da Comissão de Igualdade Racial (CIR) da OAB/RJ e representantes da Defensoria Pública, do Judiciário e de entidades da sociedade civil para analisar jurisprudências e debater o problema foram os temas levantados no ato realizado no dia 8 de abril, na Seccional, para desagravar recentes vítimas de preconceito racial.

Dos casos apresentados e que são acompanhados pela comissão, o mais recente é o de Fabiana Lameira, que, após atender a um anúncio que oferecia R$ 53 pela diária de faxina numa cobertura na Barra da Tijuca, teve seu pagamento negado pela contratante, que teria alegado que ela “deveria se sentir honrada por ter trabalhado em um prédio de frente para a praia” e depois insultado Fabiana, chamando-a de “orangotango”.

Para a juíza Ivone Caetano, o preconceito pode ser combatido principalmente com a melhora da autoestima dos próprios negros. “No momento em que nós mesmos formos unidos, respeitarmos nossas características físicas, acabaremos com, pelo menos, 80% do racismo”.

Entre as vítimas de discriminação estava o psicólogo e figurante de novelas Vinícius Romão, preso após ser confundido com um assaltante. O evento contou com a presença do tesoureiro da OAB/RJ, Luciano Bandeira; do presidente e do secretário-geral da CIR, Marcelo Dias e Rogério Gomes, respectivamente; do defensor público-geral do Rio de Janeiro, Nilson Bruno; e da representante da Secretaria de Segurança Pública Tatiane Curi.
 

Abrir WhatsApp