05/05/2014 - 14:27

Colaboração multidisciplinar deu o tom em congresso sobre alienação parental

05/05/2014 - 14:27

Colaboração multidisciplinar deu o tom em congresso sobre alienação parental

A importância de equipes multidisciplinares para a solução de conflitos em que há alienação parental foi um dos principais pontos tratados no III Congresso Nacional e I Internacional sobre o tema, realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril na sede da OAB/RJ. De acordo com a ministra do Superior Tribunal de Justiça Nancy Andrighi, que proferiu a palestra de abertura, ela teria errado menos em suas decisões, caso tivesse a seu lado a presença de um pediatra. “Um trabalho multidisciplinar é o caminho desejável e apropriado para as soluções dos conflitos familiares”, defendeu.

Coordenado pela Comissão de Direito Homoafetivo da OAB/RJ, o congresso teve a colaboração do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDfam), da Sociedade Brasileira de Pediatria, da Associação Portuguesa para Igualdade Parental, da Clínica de Psicoterapia, do Instituto de Mediação, da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica e da Caarj.

“Não podemos ignorar que existem, não raras vezes, prematuras e equivocadas identificações da síndrome quando ela não ocorre. Ressalto a necessidade de intensa coordenação e ação multidisciplinar nesta identificação. Tarefa impossível em uma ação solitária do juiz”, salientou Nancy.

A mesa de abertura do evento teve a participação do tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira; do coordenador das comissões especiais da OAB/RJ, Fábio Nogueira; da presidente da Comissão de Direito Homoafetivo da Seccional, Raquel Castro; da vice-presidente da comissão e organizadora do evento, Ana Gerbase; do presidente da Associação Brasileira Criança Feliz, Sérgio Moura; do desembargador Antônio Saldanha Palheiro; do deputado estadual pelo Rio Grande do Sul Jorge Pozzobom; da representante da Sociedade Brasileira de Pediatria Raquel Sanchez; e da presidente da Comissão Especial da Diversidade Sexual do Conselho Federal e vice-presidente do Ibdfam, Maria Berenice Dias.