05/05/2014 - 14:28

Homenagem a dona Lyda e pedidos por mais informações sobre ditadura

05/05/2014 - 14:28

Homenagem a dona Lyda e pedidos por mais informações sobre ditadura

Em 31 de março, véspera de se completarem os 50 anos do golpe militar, foi instalada, na fachada do prédio da Caarj, antiga sede do Conselho Federal, uma placa em homenagem a dona Lyda Monteiro da Silva. Secretária da Ordem, ela foi vítima de uma carta-bomba enviada no dia 27 de agosto de 1980 ao seu presidente, Eduardo Seabra Fagundes.

A placa foi a primeira do projeto Circuito da liberdade, do instituto Rio Patrimônio da Humanidade, que marca um roteiro de lugares reconhecidamente importantes para a identidade e memória carioca no âmbito da luta pela democracia e pela liberdade.

O presidente da Comissão Estadual da Verdade e da Comissão de Direitos Humanos da OAB Federal, Wadih Damous, anunciou uma campanha nacional pela cobrança de informações por parte do Estado brasileiro: “Debateremos medidas judiciais no sentido de compelir as autoridades a prestar essas informações à sociedade”. Filho de dona Lyda, o advogado Luis Felippe Monteiro cobrou a colaboração das Forças Armadas com informações que possam levar à autoria do atentado.

A cerimônia teve a colaboração da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, representada pelos membros Aderson Bussinger e André Barros. Também participaram os tesoureiros da Seccional e da Caarj, Luciano Bandeira e Renan Aguiar, respectivamente, e o presidente do instituto, Washington Fajardo.