05/05/2014 - 15:04

COMPARTILHE

Livros do Mês

05/05/2014 - 15:04

Livros do Mês

Educação ambiental
A obra, composta de textos de vários autores, entre eles o presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ, Flávio Ahmed, traça  paralelo entre a vida e o interesse econômico para justificar a necessidade da pesquisa sobre sustentabilidade, como um dos meios da preservação para, em seguida, buscar a educação ambiental. Organizado por Ana Alice de Carli e Saadia Borba Martins, o livro é publicado pela editora Lumen Juris. Mais informações e vendas pelo telefone (21) 2224-0305 ou no site www.lumenjuris.com.br.
 
Dignidade humana
O livro de João Costa Neto apresenta a visão do Tribunal Constitucional Federal alemão, do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Europeu de Direitos Humanos sobre a dignidade humana, apresentando, quando não soluções, maneiras de compreender questões como a prostituição, o direito à eutanásia, a impenhorabilidade de bens e situações de muita exposição da pessoa como os reality shows. Da editora Saraiva. Mais informações e vendas pelo telefone (11) 4003-3390 ou no site www.saraiva.com.br.
 
Garantias do Processo do Trabalho
De autoria de Carolina Tupinambá, a obra faz uma releitura da atual concepção do Direito do Trabalho, abordando questões como a participação processual aberta e efetiva, a duração razoável dos processos e a importância do acesso e da imparcialidade da Justiça. A editora é a LTr. Mais informações pelo telefone (11) 2167-1101 ou no site 
www.ltreditora.com.br.
 
Prova penal e sistema de controles epistêmicos
Abordando a quebra da cadeia de custódia das provas obtidas por métodos ocultos, Geraldo Prado fala, neste livro, sobre a nova perspectiva analítica dos sistemas processuais através de tópicos como o Estado de Direito e a presunção da inocência, a reforma processual brasileira e o dispositivo probatório e a legitimidade da persecução penal. A obra é publicada pela Marcial Pons. Mais informações pelo telefone (11) 3192-3733 ou no site www.marcialpons.com.br.


Livro de cabeceira
 
Eduardo Valença
 
Auto da compadecida
 
Dentre tantos livros que marcaram minha vida, o que mais me tocou foi, sem dúvida o Auto da compadecida, de Ariano Suassuna, e por isso o considero meu livro de cabeceira. Como bom pernambucano e com profundas raízes sertanejas em minhas famílias paterna e materna, o rico universo de João Grilo, Chicó e demais personagens me encantou ainda na adolescência e despertou a paixão pela leitura, que carrego até hoje.

Ariano criou algo que, mesmo 60 anos depois, se mostra absolutamente atemporal. Mais do que uma sociedade sertaneja, aquele é o retrato do nosso país, com sua desigualdade latente, onde o cidadão comum trava uma luta cotidiana pela sobrevivência e, para tal, usa as armas que estão ao seu alcance.
Muito além da literatura, Ariano e seu Movimento armorial despertaram meu interesse para as demais formas de expressão artística.
*Advogado, diretor de Eventos da OAB/RJ

Abrir WhatsApp