05/05/2014 - 14:51

COMPARTILHE

OAB acompanha desocupação da Favela da Telerj no Méier

05/05/2014 - 14:51

OAB acompanha desocupação da Favela da Telerj no Méier

Presidente da OAB/Méier, Humberto Cairo acompanhou as negociações e a reintegração de posse, determinada pela Justiça, de um terreno vazio da empresa de telefonia Oi, no Engenho Novo, Zona Norte do Rio. Para Cairo, que tentou mediar um acordo entre os ocupantes da Favela da Telerj e a companhia, a operação de desocupação foi desastrosa.

“Tudo o que temíamos resultou pior. A OAB fez o seu papel e tentou interceder por uma reintegração de posse cautelosa. Deveríamos ter sentado e conversado. O diálogo era a melhor saída. Não podemos aceitar o vandalismo nem a irregularidade, mas também não aceitamos a truculência e a situação de perigo a que estas pessoas foram expostas. Em uma conversa calma, teríamos avaliado quem eram os necessitados dali e cadastrado as pessoas”, opina Cairo.

Segundo a Secretaria Estadual de Segurança, 1.600 policiais militares foram designados para a ação, da qual participaram, ainda, 40 oficiais de Justiça. As ordens judiciais foram expedidas pela juíza da 6ª Vara Cível do Fórum Regional do Méier, Maria Aparecida Silveira de Abreu,responsável pela região do Engenho Novo.

No dia 31 de março, famílias começaram a ocupar o terreno de cinco mil m2 . Em apenas uma semana, o espaço, constituído por quatro edifícios com quatro e cinco andares, galpões e um estacionamento central, foi loteado por cerca de cinco mil pessoas. No local, que estava abandonado há aproximadamente 20 anos, não havia luz nem água.
 

Abrir WhatsApp