05/05/2014 - 11:43

COMPARTILHE

Uma campanha em favor da sociedade

05/05/2014 - 11:43

Uma campanha em favor da sociedade

Nos últimos três meses, circulamos por praticamente todo o Estado do Rio de Janeiro, ouvindo os advogados que militam em cada comarca. O objetivo das viagens era triplo: avaliar o trabalho da Ordem no interior, a fim de escutar críticas e sugestões à gestão, saber como está se dando o funcionamento do Judiciário nos municípios e identificar as dificuldades enfrentadas por nossos colegas em seu dia a dia profissional.

Se constatamos que, apesar do muito a fazer, felizmente a OAB/RJ tem desempenhado a contento seu papel, por outro lado ficou patente a insatisfação dos advogados e da população quanto aos serviços prestados pelo Judiciário. Percebemos que a Justiça não conseguiu acompanhar o desenvolvimento econômico das cidades – que trouxe, em paralelo, um natural aumento das demandas judiciais.

Após a passagem por 60 subseções, identificamos cinco pontos principais: a falta de juízes, de servidores, de investimentos nos juizados, de respeito aos advogados e de estrutura na primeira instância, onde a maioria dos processos está concentrada. Esses tópicos são as bases da campanha Mais Justiça, que lançamos neste mês de maio com o intuito de chamar a atenção para um cenário que precisa ser transformado.

Vale salientar que não se trata de uma campanha contra o Tribunal de Justiça (TJ), e sim a favor da sociedade. O TJ tem as condições para sanar essas deficiências, basta mudar o foco e priorizar a primeira instância – como a atual direção da corte prometeu fazer ao tomar posse.

Durante a campanha, ressaltaremos cada um dos cinco pontos, explicando o entrave e sugerindo uma solução. Não ficaremos na posição fácil da crítica pela crítica. Também vamos encaminhar ao TJ um relatório detalhado de tudo o que testemunhamos em nossas viagens. Como representantes dos advogados, e cientes de que a Ordem reverbera os mais legítimos anseios sociais, queremos mudanças.
*   *   *
Não poderia deixar de aplaudir a decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que se manifestou pela isenção de custos para a OAB nas salas dos advogados em funcionamento dentro dos tribunais de Justiça e do Trabalho. Ao contrário do que afirmou o ministro Joaquim Barbosa, as salas dão importante contribuição para a sociedade, já que possibilitam que os advogados desempenhem bem suas funções como representantes daqueles cidadãos que buscam, no Judiciário, a garantia de seus direitos.

Abrir WhatsApp