17/03/2014 - 16:13

17/03/2014 - 16:13

Inaugurada a Casa do Ad vogado Celso Fontenelle

VITOR FRAGA

Com a presença de mais de 500 colegas, a OAB/RJ inaugurou no dia 20 de fevereiro a Casa do Advogado Celso Fontenelle. A nova unidade, que fica em frente ao Tribunal de Justiça, na Avenida Erasmo Braga 64, no Centro do Rio,  beneficiará mais de 50 mil profissionais. “Hoje, celebramos aqui um modelo. Esta casa é de toda a advocacia. E a demanda é grande. Com a inclusão digital, sabemos que o advogado se ampara na Ordem. Se a Seccional não tivesse investido pesadamente, qual seria a situação atual com a migração para o processo eletrônico, que já está sendo por demais atabalhoada? Diante de todas as dificuldades, a saída é priorizar, com toda a nossa energia, o bom atendimento ao advogado”, afirmou o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, no discurso de inauguração.

Em seguida, ele sublinhou a importância de prestar tributo à memória do ex-presidente Fontenelle. “Há um sentido maior nessa homenagem. Poucos espelharam com tamanha clareza o que é o compromisso do advogado que ama este Fórum como o doutor Celso Fontenelle. Todos nós crescemos ouvindo histórias sobre ele. Recebi minha carteira de suas mãos e, como presidente, entreguei a carteira a sua neta. Que prevaleça o espírito de fraternidade dos advogados”, acrescentou Felipe. A escolha do nome foi feita pelo próprio presidente da OAB/RJ. “Desde que era estagiário, e depois já no tempo de formado, via o doutor Celso quase todos os dias no Fórum, circulando pelos corredores, militando no balcão. É justo que a Casa do Advogado, que atenderá os colegas que atuam nesse mesmo tribunal, homenageie um civilista símbolo de tamanha dedicação à profissão”, disse.

Felipe também aproveitou para lembrar que, em outubro deste ano, o Rio de Janeiro sedia a 22ª Conferência Nacional dos Advogados. “Nosso objetivo principal é organizar a maior conferência da história, não apenas em quantidade, porque com nove mil inscritos, disso já temos certeza. Mas queremos que seja assim também em qualidade. Que signifique um grande momento de reflexão sobre o Brasil que vivemos e sobre o futuro da advocacia”.

O presidente da Seccional agradeceu ainda o apoio do presidente da OAB Nacional, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, que participou da inauguração, ressaltando que a obra “não teria acontecido se não fosse o Conselho Federal”. Estavam presentes também o vice-presidente da OAB Federal, Claudio Lamachia, diretores da OAB/RJ, conselheiros federais e seccionais, presidentes de subseção, o presidente da Caarj, Marcello Oliveira, e a diretoria da Caixa, além de autoridades e representantes do Poder Judiciário.

Marcus Vinícius disse que considera a nova Casa do Advogado uma dupla homenagem. “É uma justa reverência ao valoroso advogado carioca Celso Fontenelle. E a casa é em si uma consideração à advocacia que milita, à advocacia ‘de balcão’, àqueles que fazem, no seu cotidiano, a justiça ser realizada. Costumo dizer que no Brasil temos 780 mil lutadores pela justiça. Cada advogado militante, em cada vara, em sua comarca, é que representa a força da nossa profissão. Aqui na Casa do Advogado, os colegas do interior e de localidades distantes poderão atender melhor seus clientes, tendo facilitado o exercício da profissão. Essa é uma das marcas da gestão do presidente Felipe Santa Cruz”, afirmou. O presidente da OAB também convidou os advogados a participarem da Conferência Nacional no Rio de Janeiro: “É o maior evento jurídico da América Latina. Vamos fazer desta conferência um momento de altivez da advocacia”.

Familiares de Fontenelle participaram do evento. “Agradeço em nome da família e de todos os profissionais. Se estivesse aqui, ele agradeceria o carinho e o respeito dos colegas. E agradeceria ao presidente Felipe Santa Cruz pela Casa do Advogado ser a casa dele”, disse a filha do homenageado, Carmen Fontenelle.

Após a inauguração, o espaço foi aberto à visitação dos presentes, que puderam conhecer suas instalações.