17/03/2014 - 15:37

17/03/2014 - 15:37

Nova Casa do Advogado é a celebração de um modelo

FELIPE SANTA CRUZ

A inauguração da Casa do Advogado Celso Fontenelle é, mais do que a realização de compromisso assumido durante a campanha para a presidência da OAB/RJ, um passo decisivo em nosso principal norte administrativo: garantir serviços de excelência para os colegas.

A exemplo da unidade que já atendia os advogados que militam na Justiça do Trabalho, as novas dependências em frente ao Fórum Central oferecem estrutura e serviços de primeira linha àqueles que atuam na Justiça Comum. A nova Casa é a celebração de um modelo que prioriza o atendimento aos advogados.

O local conta com 11 escritórios compartilhados, sala de reunião, 13 computadores para processo eletrônico, Central de Digitalização e Peticionamento, ponto fixo de certificação digital, posto da Central de Atendimento ao Público, serviços de cópia e impressão, e guarda-volumes. Está inteiramente preparado para servir aos colegas com tecnologia e conforto.

A escolha do nome de Celso Fontenelle para batizar o espaço se deu após longa reflexão. Decidimos prestar essa homenagem àquele que simbolizou, como ninguém, o advogado que milita diariamente no balcão. Fomos adversários cordiais em várias eleições da Ordem, sempre convivendo com respeito mútuo, independentemente de questões políticas. Poucas vezes conheci um homem tão gentil e identificado com a advocacia como o dr. Celso. Não há diferença conjuntural que apague isso, e optamos por fazer o que é justo.

E o trabalho continua. No último mês, demos sequência às visitas que temos feito às subseções, para ouvir as demandas dos colegas locais e traçar o planejamento estratégico da gestão em 2014. Nesta edição da TRIBUNA, trazemos a cobertura das visitas a 28 unidades da Ordem, incluindo a inauguração das sedes da OAB/Cabo Frio e da OAB/Paracambi.

Em outra frente, lançamos mais um projeto: o Memórias da Advocacia. O objetivo da iniciativa é registrar, para a posteridade, as reminiscências de admiráveis colegas que ajudaram com suas trajetórias a escrever a história da profissão e, por que não dizer, de nosso país. Os depoimentos são gravados em vídeo.

Acreditamos que, ao construir o futuro, não podemos esquecer o passado, aqueles que pavimentaram, com talento e suor, a estrada em que andamos, firmes. Como afirmava o filósofo Confúcio, a experiência é uma lanterna pendurada às costas, que ilumina o caminho percorrido.