19/07/2018 - 18:42

COMPARTILHE

Subseção de Iguaba entrega ao Poder Público parecer sobre despoluição de lagoa

19/07/2018 - 18:42

Subseção de Iguaba entrega ao Poder Público parecer sobre despoluição de lagoa

Desde a sua criação, no início de 2016, a OAB/Iguaba Grande tem a sustentabilidade no centro de sua atuação institucional. Aproveitando o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, a presidente da subseção, Margoth Cardoso, entregou ao Poder Público do município um parecer elaborado com o intuito de colaborar com a despoluição da Lagoa de Araruama, que banha diversos municípios da Região dos Lagos. “Fizemos sugestões com baixo custo de implantação e grande efetividade. É um orgulho podermos contribuir”, afirmou Margoth.

 O vereador Alessandro Grimaldi, representando a Câmara Municipal e a Prefeitura, recebeu o documento das mãos da presidente afirmando que se empenhará pessoalmente para que as propostas sejam colocadas em prática. O parecer, elaborado pelo engenheiro ambiental Marcio Cardoso, aponta problemas e propõe alternativas para o sistema de saneamento básico de Iguaba, tendo como premissas ampliar a capacidade de tratamento de esgoto de forma preventiva, antecipando-se ao crescimento da cidade, diminuir a carga de poluentes lançados na Lagoa de Araruama e reduzir as periódicas enchentes ocorridas no município. O documento pode ser lido na íntegra no Portal da OAB/RJ.

“A lagoa é nosso maior patrimônio, fazendo parte de nossas principais atividades econômicas, que são o turismo e a pesca”, disse Grimaldi, informando que encaminhará o relatório elaborado pela subseção para o órgãos públicos competentes e, também, para a Prolagos, concessionária responsável pelo abastecimento de água do município.

Além da entrega do parecer, o evento promovido pela subseção teve a abertura de uma exposição com 27 imagens retratando a natureza da cidade feitas pela jovem Maria Clara Cunha, de apenas 13 anos. 

Abrir WhatsApp