03/08/2018 - 21:00

Convênio garante a digitalização de todos os documentos que circulam na OAB/RJ

03/08/2018 - 21:00

Convênio garante a digitalização de todos os documentos que circulam na OAB/RJ

Com o intuito de agilizar os processos internos e facilitar a vida dos advogados, a OAB/RJ assinou, no dia 12 de novembro, um convênio com a SOI (Sistemas de Organização Informatizada), empresa que tem como objetivo apresentar soluções que facilitem o acesso e a pesquisa de informações por meio da captura e digitalização de imagens e documentos. É mais uma ação da Seccional dentro da campanha Fique digital.

De acordo com o contrato, a SOI será responsável por instalar na sede da Ordem um moderno equipamento de digitalização, capaz de capturar 60 páginas por minuto, além de fornecer todo o treinamento necessário para a operação das máquinas. Com isso, toda documentação que circular pela Seccional a partir de agora o fará por meios digitais, facilitando o arquivamento, o envio e a consulta de dados. Os processos de inscrição de novos advogados funcionarão como projeto piloto. De acordo com o tesoureiro da OAB/RJ e coordenador da campanha, Marcello Oliveira, "os fatos de tornar desnecessário carregar todo aquele volume de papel e, em caso de necessidade de remessa, não precisar ir aos Correios, são, sem dúvida, grandes facilitadores".

À medida que o projeto for implantado nos principais pontos de atendimento e nas salas de advogados localizadas nos fóruns, em espaços que serão cedidos à SOI pela OAB/RJ, os colegas também terão acesso ao serviço. A baixo custo, será possível, por exemplo, o armazenamento de 125 mil páginas em um único DVD, o que facilitará enormemente o transporte de processos e, sem dúvida, tornará mais ágil a busca por informações. A parceria já está em vigor e um cronograma com datas e locais de instalação do maquinário será divulgado em breve.

Enquanto isso, a campanha Fique digital continua em outras frentes. O hotsite contabilizava, até o fechamento desta edição, mais de 20 mil acessos e o número de vendas de equipamentos de informática para os advogados é crescente. O cronograma de divulgação da parceria entre a OAB/RJ e a Mania Virtual nos principais fóruns do estado está mantido para dezembro.