03/08/2018 - 21:00

Revista OAB/RJ chega à 25ª edição e ganha versão virtual

03/08/2018 - 21:00

Revista OAB/RJ chega à 25ª edição e ganha versão virtual

A Revista OAB/RJ chegou à 25ª edição, apresentada aos advogados em cerimônia realizada no dia 17 de junho e saudada pelo presidente Wadih Damous como marca do "compromisso irreversível da Seccional com o aperfeiçoamento acadêmico e a formação profissional dos advogados". A publicação, que reúne artigos científicos, doutrina jurídica e análise de jurisprudência, agora conta também com uma versão virtual, que pode ser acessada no Portal da OAB/RJ: www.oabrj.org.br. Um dos destaques da nova edição é a entrevista com o ex-presidente do Conselho Federal Hermann Assis Baeta.

Editada pela Seccional, na perspectiva de ampliar o diálogo entre os intérpretes do Direito, em suas múltiplas dimensões, a Revista OAB/RJ tem como objetivo "disseminar a produção qualificada e competente da advocacia nacional", assinalam, na apresentação, as editoras Daniele Gabrich Gueiros, Rosângela Cavallazzi e Sayonara Grillo. O Conselho Editorial é integrado por 19 juristas nacionais e sete vinculados às universidades de Camerino, de Heidelberg, Complutense de Madrid, de Savoie, Del Piemonte Orientale e de Buenos Aires, com reconhecida representatividade na produção científica.

No seu agradecimento à homenagem, Hermann Baeta lembrou a infância e o início da juventude na pequena Coruripe, em Alagoas, passando pela atuação como líder estudantil no Rio de Janeiro e pela militância na advocacia que o levou à presidência do Conselho Federal durante a Assembléia Nacional Constituinte. Aos colegas mais jovens, não se furtou a dar um conselho: "O advogado tem responsabilidade dupla: como cidadão e como advogado. Se abraça essa profissão, tem que estar certo do que vai enfrentar numa sociedade desigual, para a qual ele vai ter de contribuir para transformá-la numa sociedade justa, solidária e progressista."

Prêmios jurídicos têm inscrições abertas

Seguem abertas até 16 de agosto as inscrições para o Prêmio Pesquisa Jurídica 2010, sobre os 30 anos da Lei de Anistia. Todos os inscritos em dia com a Ordem podem concorrer. A proposta deve ser uma reflexão sobre os possíveis sentidos da Lei nº 6.683/79 no ambiente democrático. Os projetos classificados em primeiro e segundo lugares serão premiados com R$ 12 mil e R$ 7 mil, respectivamente.

Também estão abertas as inscrições para o 38º Prêmio Jurídico Augusto Boal, destinado a profissionais e estagiários que escreverem teses e dissertações sobre o tema Exercício pleno da cidadania e processo legislativo. Podem participar todos os inscritos adimplentes, que deverão entregar suas teses e dissertações até o dia 4 de outubro.

Entre os advogados, os prêmios serão de R$ 12 mil para o 1º colocado e de R$ 10 mil para o segundo. Já para os estagiários, os valores totalizarão R$ 4 mil (primeiro lugar) e R$ 3 mil (segundo lugar).

Confira o regulamento completo de ambos os concursos no Portal da OAB/RJ: www.oab-rj.org.br/index.jsp?conteudo=12262.