17/06/2015 - 16:45

COMPARTILHE

ESA: em 30 meses, cerca de 31.300 alunos

17/06/2015 - 16:45

ESA: em 30 meses, cerca de 31.300 alunos

Escola Superior de Advocacia (ESA) realizou mais de 120 cursos presenciais, além de seminários e projetos gratuitos. Interação com as comissões e abrangência de novos temas foram destaques no período

Aproximadamente 31.300 alunos. Contabilizando cursos presenciais e telepresenciais, pagos e gratuitos, e ainda seminários, esse é o número alcançado pela Escola Superior de Advocacia da OAB/RJ nos primeiros 30 meses do diretor-geral Flávio Ahmed no seu comando.

Nos mais de 120 cursos pagos e presenciais, cerca de 6.900 profissionais e estagiários aprofundaram tanto o conhecimento em áreas tradicionais do Direito, sob um enfoque prático, como se informaram sobre as novas matérias importantes ao dia a dia da advocacia.

“Nosso primeiro desafio é sempre no sentido de orientar o advogado para o exercício profissional e reforçar conteúdos sob uma perspectiva mais prática nos campos tradicionais do Direito, como processo civil, processo penal e processo do trabalho, que passam por constantes atualizações, seja através da edição de leis ou de mudanças de interpretação jurisprudencial. Outro ponto é fortalecer o ensino ao jovem advogado, que sai com inúmeras lacunas na sua formação da faculdade. E, fechando esse tripé no qual estruturamos a escola nesta gestão, está um ponto central para todos os profissionais, que é o ensino dos novos direitos, através do oferecimento de disciplinas que ainda não constam nos currículos escolares ou são ministradas de forma deficiente, como é o caso do Direito Ambiental, e o Direito para as áreas do petróleo, da energia, do entretenimento, mercado de capitais, imobiliário, desportivo, digital e da favela”, explica Ahmed.

Segundo ele, o esforço é no sentido de aproximar o ensino das questões relacionadas ao cotidiano da advocacia, a qualificação do profissional do Direito para os seus desafios no momento econômico e a interação do ensino das questões mais urgentes da sociedade como um todo: “A ESA tem se pautado para atender às demandas da classe. Nesse sentido é que, na gestão do presidente Felipe Santa Cruz, tem se tornado importante instrumento de qualificação dos colegas e de fortalecimento da cidadania. E, sobretudo, um espaço de construção do saber jurídico pensado no advogado como peça chave no fortalecimento do Estado democrático”.

A busca pela construção de conhecimento a partir da ótica do próprio advogado – “que é quem vivencia os conflitos perante o Judiciário de forma mais extrema”, frisa o diretor – foi o que levou a escola a estreitar, nesta gestão, os laços com as comissões da casa, fato que ajudou no lançamento de novos cursos.

“Desenvolvemos o importante trabalho de aproximar a ESA das comissões temáticas da casa, conseguindo criar bons cursos sobre diversas áreas do Direito, ministrados por ótimos profissionais que muitas vezes só não estão na vida acadêmica por falta de tempo por conta da prática da advocacia”, afirma o diretor, que também é presidente da Comissão de Direito Ambiental, organizadora do curso sobre o tema, um dos mais bem sucedidos da escola.

“Uma das nossas características é também a interação entre o corpo docente e o discente, dando espaço para os alunos contribuírem para a grade das disciplinas com sugestões, tornando o ensino em si uma produção coletiva que cada vez mais se acerca das necessidades da advocacia”, destaca Ahmed, exemplificando: “Não tivemos 14 turmas de Direito Ambiental iguais. Cada curso é único, tanto que temos alunos que participaram mais de uma vez, buscando atualização”.

Em um período de implementação do processo eletrônico e de adaptação ao novo Código de Processo Civil (CPC), que entrará em vigor no próximo ano, a ESA abriu seu leque oferecendo cursos mais acessíveis e seminários gratuitos em parceria com a Diretoria de Inclusão Digital e a Comissão de Estudos de Direito Processual Civil. “Não podemos deixar de unir esforços pelos reclames mais urgentes da classe”, ressalta o diretor.

Abrir WhatsApp