17/06/2015 - 17:27

COMPARTILHE

Ineficácia de testes em animais é denunciada em evento na OAB

17/06/2015 - 17:27

Ineficácia de testes em animais é denunciada em evento na OAB

Em seminário realizado no dia 13 de maio, na sede da OAB/RJ, e organizado em parceria pelas comissões de Bioética e Biodireito (CBB) e de Proteção e Defesa dos Animais (CPDA), cientistas e pesquisadores denunciaram uma ineficácia maior do que a divulgada nos testes de produtos e medicamentos em animais. Segundo eles, além da questão moral, estudos demonstram que, em razão da diferença na fisiologia em relação aos humanos, a porcentagem de aproveitamento desses testes é baixa para o valor investido.

 “Apenas de 5% a 12% dos produtos que passam em testes em animais são aprovados em humanos. Temos então 88% a 95% de falhas, o que demonstra que essa é uma ciência claramente problemática”, afirmou o biólogo e pesquisador da Universidade Federal Fluminense (UFF) Róber Bachinski.

As pesquisadoras Márcia Triunfol e Cynthia Schuck reforçaram os dados: “Para se ter uma ideia, a perecibilidade, ou seja, o que se prevê que dá certo em um organismo e vá funcionar da mesma forma em outro, entre um rato e um camundongo é de apenas 60%. Imagine de um rato para um ser humano”, destacou Cynthia.
O seminário contou também com a participação do presidente da CPDA, Reynaldo Velloso; da vice-presidente e dos membros da CBB, Fernanda Bianco, Carolina Velasco e José Pimenta, respectivamente.

Abrir WhatsApp