17/06/2015 - 16:47

COMPARTILHE

Melhorias para todo o estado

17/06/2015 - 16:47

Melhorias para todo o estado

Entre 2007 e 2012, o atual presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, ocupou o cargo de diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS) da Seccional. Durante esses seis anos, tomou conhecimento das demandas dos mais de 70 mil colegas inscritos em subseções e criou o projeto OAB Século 21, que padronizou e reformou todos os espaços da Ordem no estado.

Ao assumir a Presidência, em 2013, Felipe prometeu não só manter o padrão de excelência das instalações, mas caminhar junto aos colegas na transição para o processo eletrônico, analisando as necessidades específicas da advocacia de cada região.

O ano de 2014 marcou a criação da caravana da Seccional, que visita anualmente todas as subseções do estado e, até o momento, já percorreu cerca de 30 mil quilômetros.

Na edição que marca os 30 meses de gestão, a TRIBUNA DO ADVOGADO traz um balanço das realizações e melhorias nas unidades da Ordem espalhadas pelo Rio de Janeiro.

Nesse período, foram inauguradas dez sedes de subseções, cinco núcleos digitais, mais de 30 centrais de peticionamento e uma dezena de escritórios compartilhados. Entre salas dos advogados localizadas em unidades do Poder Judiciário e subsedes da Seccional, foram mais de 60 espaços novos ou reformados.
Além disso, estão sendo finalizadas as obras de mais quatro sedes e dois escritórios compartilhados, que serão inaugurados nos próximos meses.

“Buscamos nos antecipar às demandas, que crescem cada vez mais rápido com o processo eletrônico. As instalações não são luxuosas, mas totalmente funcionais. Utilizamos funcionários próprios para as reformas, medida que é fundamental para baratear os custos”, explica Felipe.
O mapa abaixo e as próximas 11 páginas trazem um resumo das melhorias em cada uma das 61 subseções da OAB/RJ.
 
Nova Iguaçu
Presidente: Jurandir Ceulin
Inaugurada em maio de 2014, a Sala dos Advogados do Fórum de Mesquita, município que pertence à subseção, conta com três computadores, e espaço de reuniões para atender os colegas que militam na região. Após diversas reclamações, Felipe conseguiu com a juíza diretora do fórum a autorização para iniciar a reforma do espaço antes da assinatura pelo Tribunal de Justiça do Termo de Permissão de Uso, o que viabilizou que a sala fosse entregue aos advogados em apenas dois meses.
A sede da OAB/Nova Iguaçu também recebeu o projeto OAB Século 21, com a instalação da central de peticionamento, com dois computadores e uma impressora multifuncional, para atender os advogados.
 
Duque de Caxias 
Presidente: Geraldo Menezes
Nos moldes do projeto OAB Século 21, foi inaugurada uma central de peticionamento na sede da OAB/Duque de Caxias. O espaço tem dois computadores novos e uma impressora multifuncional.
 
Desde fevereiro de 2014, os colegas de Caxias contam com transporte gratuito entre os tribunais locais e a subseção. A van tem capacidade para 21 pessoas. Felipe Santa Cruz ressaltou que o transporte gratuito era uma promessa antiga aos advogados da cidade e o classificou como fundamental, devido ao trânsito caótico e às poucas vagas nos grandes centros.
 
Petrópolis 
Presidente: Antônio Carlos Machado
Em Petrópolis, a central de peticionamento foi inaugurada em 2013, nos moldes do projeto OAB Século 21, e conta com dois computadores e uma impressora multifuncional.

Volta Redonda
Presidente: Alex Martins
O escritório compartilhado de Volta Redonda, que atende principalmente advogados em início de carreira, foi reformado em 2014. No mesmo ano, a Sala dos Advogados do fórum da comarca (foto) ganhou novos computadores e a reorganização do espaço, no padrão do projeto OAB Século 21. Já em 2013, a subseção inaugurou uma central de peticionamento, com dois computadores e uma impressora multifuncional para uso dos colegas.
 
Barra Mansa 
Presidente: Ayrton Biolchini 
Com o intuito de facilitar a vida dos colegas de Barra Mansa, a Central de Atendimento ao Advogado da subseção foi reinaugurada em janeiro de 2014. O novo espaço agiliza a resolução de pendências sem que os colegas precisem se deslocar até a Seccional. Barra Mansa também foi beneficiada pelo projeto OAB Século 21 e, desde 2013, tem uma central de peticionamento na sede da subseção, com dois modernos computadores e uma impressora multifuncional para atender os colegas da região. 
 
São Gonçalo
Presidente: José Luiz Muniz
Desde 2013, os advogados de São Gonçalo podem utilizar o Núcleo Digital na sede da subseção (foto). Com oito computadores, impressora, equipamentos para o peticionamento eletrônico e o serviço de preenchimento eletrônico da Grerj, o espaço ainda abriga três escritórios compartilhados que podem ser usados gratuitamente pelos colegas.

Dois fóruns da cidade ganharam novas salas dos advogados em 2014. Em Alcântara, o espaço tem seis computadores, impressora multifuncional e duas mesas de reunião para o uso dos advogados que militam no prédio. Já no Fórum de Santa Catarina, a sala mudou de andar e passou a ter dez computadores, em vez de cinco, e quatro baias para que o colega trabalhe em sua própria máquina.
 
Barra do Piraí
Presidente: Denise de Paula
O Juizado Especial e a 1ª Vara Cível da comarca de Barra do Piraí agora contam com juízas titulares. Essa era uma das principais reivindicações da subseção em relação ao Judiciário local. A subseção pleiteia, ainda, nomeação para a Segunda Vara Cível, que permanece sem juiz titular.
 
Na sede da subseção, os advogados têm à disposição uma central de peticionamento, com dois computadores e uma impressora multifuncional. Em abril deste ano, a Caarj levou ao município o projeto Prevenção itinerante (foto), que oferece de forma gratuita aferição de pressão e glicemia.
 
Valença
Presidente: Fabio Batista
O Fórum de Valença ganhou uma Sala dos Advogados em 2014 (foto). Já a subseção local recebeu o projeto OAB Século 21, em 2013. Os advogados têm uma moderna central de peticionamento à disposição, com dois computadores e uma impressora multifuncional. Nos próximos meses, a nova sede será inaugurada. 
 
Miracema
Presidente: Hanry Félix
Um sonho antigo dos advogados de Miracema se tornou realidade em maio de 2013, quando, após 46 anos de espera, a subseção ganhou sua sede própria (foto). O local conta com auditório para 80 pessoas, salas de reunião, cinco computadores modernos e dois escritórios compartilhados.
 
Nova Friburgo
Presidente: Rômulo Colly
O Fórum de Sumidouro, município que pertence à subseção, ganhou novos computadores na Sala do Advogado.
Os colegas de Nova Friburgo também participaram de palestras e cursos de aperfeiçoamento, como o de Peticionamento Eletrônico e o de Direito Processual Prático. A subseção, visando ao bem estar dos advogados, firmou diversas parcerias nos últimos 30 meses, e expandiu para 150 os estabelecimentos conveniados, entre restaurantes, lojas de roupas e serviços. 
 
Itaperuna
Presidente: Adair Branco
Desde 2013, os advogados de Itaperuna podem usar a central de peticionamento na sede da subseção, com dois computadores e uma impressora multifuncional, tudo nos moldes do projeto OAB Século 21. Com espaço para reunião e atendimento a clientes, o escritório compartilhado, localizado no fórum da cidade, também foi reformado e entregue em 2014

Três Rios
Presidente: Sérgio de Souza
Na subseção, duas salas dos advogados foram reformadas, nos municípios de Três Rios e Sapucaia. Os ambientes receberam novos computadores, além da uma reorganização do espaço, para melhor atender os colegas da região.
 
Campos
Presidente: Carlos Fernando Monteiro
Cumprindo promessa realizada no início de 2014, Felipe inaugurou, em setembro, o Núcleo Digital de Campos (foto), com uma central de peticionamento, oito computadores, sala para certificação digital, impressora multifuncional e os sistemas necessários ao peticionamento eletrônico, além de um funcionário preparado para ajudar os colegas com dificuldades. No mesmo espaço, funcionam sete escritórios compartilhados. Além disso, foi inaugurada a Central de Atendimento da subseção, que facilita a resolução de pendências sem que o advogado precise ir à Seccional. Desde 2013, os colegas de Campos contam com estacionamento gratuito e exclusivo no fórum local, onde também foram entregues quatro novos computadores para a sala da Ordem.
São João da Barra, região atendida pela OAB/Campos, ganhou uma nova Casa do Advogado, em junho de 2013. O espaço, localizado ao lado do fórum, teve todo o sistema elétrico reformado e conta com dois computadores modernos, impressora multifuncional e sala de reunião. 
 
Macaé
Presidente: François Pimenta Moreira
Os colegas da OAB/Macaé, que também atende as cidades de Carapebus, Conceição de Macabu e Quissamã, contam com salas dos advogados nos fóruns dos quatro municípios. Na sede da subseção foi inaugurada uma central de peticionamento. O espaço conta com duas máquinas e uma impressora multifuncional à disposição dos colegas.
 
Resende
Presidente: Samuel Carreiro
A 2ª Vara do Trabalho de Resende e o Fórum de Itatiaia ganharam novas salas dos advogados, com mobiliário nos padrões do projeto OAB Século 21, e computadores modernos para atender os advogados que militam no prédio. Em agosto, será inaugurada a nova sede da subseção
 
Teresópolis
Presidente: Jefferson Soares
A nova Sala dos Advogados da OAB/Teresópolis, localizada no fórum local, conta com computadores e impressora multifuncional. Tudo respeitando o modelo adotado pelo projeto OAB Século 21.
 
Cabo Frio
Presidente: Eisenhower Mariano
Após 30 anos de espera, funcionando em um prédio sem estrutura e acessibilidade, a subseção ganhou, em fevereiro de 2014, sua sede própria (foto). O local fica próximo ao fórum e conta com escritórios compartilhados, central de peticionamento, sala de aula e amplo auditório. As salas localizadas no Fórum e no Tribunal Regional do Trabalho de Cabo Frio também foram reformadas e receberam o mobiliário e computadores novos do projeto OAB Século 21. Atualmente, a grande luta da subseção é pela conclusão das obras do novo fórum de Arraial do Cabo, paralisadas desde 2012.
 
Niterói
Presidente: Antônio José Barbosa da Silva
Maior subseção do estado, a OAB/Niterói comemorou a extinção do Sistema de Cartório Unificado, o chamado cartorão. O Órgão Especial do Tribunal de Justiça aprovou, em maio, uma resolução que reorganiza as serventias de parte dos juízos cíveis da Comarca de Niterói. O cartorão foi criado para dinamizar a prestação jurisdicional, mas o próprio tribunal comprovou que a experiência não deu certo. Desde 2014, está montado na sobreloja da OAB/Niterói o Núcleo Digital da subseção (foto), com 20 computadores, funcionários preparados para orientar os advogados, um Centro de Prática em Processo Eletrônico e setor para o preenchimento de Grerj. O núcleo recebe mensalmente mais de dois mil advogados de Niterói e região, e foi ampliado para atender com qualidade toda essa demanda.

No térreo da subseção, a nova central de atendimento, em funcionamento desde abril deste ano, tem três guichês para atendimento e rede wi-fi disponível, para que o advogado possa resolver pendências sem precisar ir pessoalmente à Seccional. Em agosto será inaugurada a Escola de Inclusão Digital da subseção.
 
São João de Meriti
Presidente: Julia Vera Santos
A sede da Subseção de São João de Meriti (foto) passou por melhorias, com reforma e ampliação do auditório. O projeto OAB Século 21 também levou inclusão digital aos advogados do município, que contam com uma moderna central de peticionamento com dois computadores e uma impressora multifuncional. 
Após persistente empenho da diretoria da subseção, os advogados da cidade tiveram uma grande vitória em fevereiro deste ano, quando o II JEC de São João de Meriti, criado em 2010, foi finalmente instalado para desafogar os mais de 17 mil processos que tramitavam no I JEC.
 
Bom Jesus do Itabapoana
Presidente: Luiz Carlos Ribeiro 
O projeto OAB Século 21 chegou a Bom Jesus do Itabapoana e modernizou a central de peticionamento da subseção local, que conta com dois computadores e impressora multifuncional. Em fevereiro de 2014, o projeto Certificação itinerante esteve na subseção.
 
Magé
Presidente: Edison de Freitas
O projeto OAB Século 21 instalou uma central de peticionamento (foto) na sede da subseção de Magé, com dois computadores e uma impressora multifuncional. Entre outras lutas e demandas por melhorias no Judiciário local, a subseção pediu ao Tribunal de Justiça a elevação da comarca à entrância especial.
 
Itaboraí
Presidente: Jocivaldo Lopes 
Os advogados que militam no Fórum de Itaboraí ganharam uma nova Sala dos Advogados, com mobiliário nos padrões do projeto OAB Século 21.
 
Nilópolis
Presidente: José Carlos Vieira
Com a mudança de local do Fórum de Nilópolis, os advogados ganharam uma nova sala (foto), mais ampla, com mobiliário nos padrões do projeto OAB Século 21. Uma central de peticionamento também foi inaugurada para atender os colegas que militam na região.
 
Itaguaí
Presidente: José Ananias 
Em Itaguaí, a central de peticionamento (foto), inaugurada em 2013, nos padrões do projeto OAB Século 21, tem dois computadores e impressora multifuncional. O espaço fica na sede da Justiça do Trabalho.
Angra dos Reis
Presidente: Cid Magalhães
A Justiça do Trabalho de Angra dos Reis ganhou uma nova Sala dos Advogados em 2013. A sede da subseção recebeu uma central de peticionamento equipada com dois computadores e impressora multifuncional. 
Em dezembro do ano passado, a subseção fez um ato para lembrar os dois anos de paralisação nas obras do fórum da cidade, com direito a bolo no local. Atualmente diversas serventias funcionam em salas espalhadas em prédios que, muitas vezes, não têm estrutura e acessibilidade. 
 
Vassouras
Presidente: José Roberto Ciminelli
Os advogados de Vassouras foram capacitados para o processo eletrônico por meio de cursos ministrados na subseção, com o apoio da Seccional. Para dar o suporte ao trabalho dos colegas, a sede também recebeu uma central de peticionamento, com dois computadores, impressora multifuncional e mobiliário do projeto OAB Século 21.

Cantagalo
Presidente: Guilherme Monteiro
Nesses 30 meses de gestão, a OAB/Cantagalo deu suporte aos advogados da região, que inclui as cidades de Santa Maria Madalena e São Sebastião do Alto, no processo de transição para o processo eletrônico. Na sede, foi realizado um investimento na estrutura de internet. A subseção também capacitou os colegas com cursos de peticionamento eletrônico.
 
Madureira/Jacarepaguá
Presidente: Remi Ribeiro
A sala do Fórum da Taquara (foto) foi ampliada e entregue aos advogados em maio do ano passado. No novo espaço, mais amplo e apropriado para receber os advogados, o número de computadores passou de três para dez. A velocidade da internet 
também foi aumentada. 

Nos próximos meses, a Sala dos Advogados do Fórum da Freguesia será transferida para um espaço maior. Em Cascadura, a Sala dos Advogados recebeu novos 
e modernos computadores.
 
Araruama
Presidente: Rosana Jardim
A Subseção de Araruama, que completou 29 anos de fundação, pôde comemorar a data em uma nova sede (foto), que foi entregue à advocacia local em novembro de 2013. Ao contrário do anterior, o espaço atual ocupa quatro salas em um prédio comercial e tem elevador e rampas de acesso, priorizando a acessibilidade, além de um confortável auditório que é utilizado para aulas presenciais.

Os colegas que vão à sede em Araruama encontram um centro de peticionamento eletrônico com dois computadores, impressora multifuncional e funcionário treinado para auxiliar em caso de dificuldades, além de escritório compartilhado.

Em 2014, a sala do Fórum de Araruama também foi reformada e ganhou novos computadores e reorganização do espaço.
 
Bangu 
Presidente: Ronaldo Barros
A Sala dos Advogados de Bangu foi ampliada e entregue aos advogados em maio de 2015. Seguindo o padrão estabelecido pelo projeto OAB Século 21, todo o mobiliário e os equipamentos de informática do espaço reservado aos colegas no tribunal foram trocados, e o número de computadores mais que dobrou – agora são dez máquinas disponíveis. Os advogados ainda dispõem de um espaço para que possam trabalhar com seus próprios laptops.

A subseção também atuou em diferentes frentes, como a situação dos advogados audiencistas – a OAB/Bangu foi pioneira no Rio de Janeiro em criar uma comissão sobre o assunto, com intuito de fiscalizar as condições de trabalho destes colegas – e a revista dos advogados nos fóruns.
 
Santo Antônio de Pádua
Presidente: Adauto Furlani
Após seguidas reivindicações da OAB/Santo Antônio de Pádua, foi inaugurado, em dezembro de 2014, um posto avançado da Justiça do Trabalho no município.
Além de Pádua, o posto beneficia as cidades de Miracema, Itaocara e Cambuci. Antes da instalação, cidadãos e advogados tinham que seguir até Itaperuna, onde fica a vara do trabalho mais próxima.
 
Santa Cruz
Presidente: Milton Luis Ottan Machado
Desde 2013, os advogados inscritos na Subseção de Santa Cruz contam com uma Sala dos Advogados no fórum local (foto). O espaço recebeu mobiliário do projeto OAB Século 21.
 
Campo Grande
Presidente: Mauro Pereira 
A construção do anexo do Fórum de Campo Grande causou muitos transtornos aos advogados que ali trabalham. Um dos problemas está relacionado à mudança da sala da OAB, que ficava no bloco demolido para as obras. Mas, desde agosto de 2013, os colegas podem desfrutar de espaço (foto) com oito computadores, impressora multifuncional e local de espera para audiências, com aparelhos de TV e DVD. Na sede da subseção, que será reformada nos próximos meses, os profissionais podem utilizar o centro de peticionamento, com dois computadores, impressora multifuncional e um funcionário capacitado para tirar dúvidas.

A subseção encampou pautas da sociedade civil e, em setembro de 2013, denunciou a cobrança indevida por parte da Cedae. Na região, apesar de o esgoto ser despejado sem tratamento nos rios locais, os moradores pagam por esse serviço. A OAB/RJ realizou audiência pública sobre o tema e continua pressionando pela resolução do problema.
 
Maricá
Presidente: Amilar José Dutra da Silva
Equipada com computadores e impressora multifuncional, a Sala dos Advogados da Vara do Trabalho de Maricá funciona no 8º andar do prédio desde o dia da inauguração, em março de 2013. Na subseção, os advogados têm dois computadores e impressora multifuncional à disposição, na central de peticionamento (foto), além do escritório compartilhado. As novas instalações foram entregues aos colegas no último mês. Desde abril, os colegas do município contam com transporte gratuito oferecido pela Ordem.
Além disso, os profissionais de Maricá e região podem usufruir, desde o ano passado, do primeiro Clube do Advogado do Estado do Rio de Janeiro.  Instalado em uma área de 1.960 m2, há quiosque, churrasqueira, campo de futebol soçaite e vestiários. O clube está localizado na Estrada de Pindobas, s/nº, no bairro do Caxito. As reservas devem ser feitas diretamente na OAB/Maricá ou pelo telefone (21) 2637-3614.
 
Rio Bonito
Presidente: César Gomes de Sá 
A subseção de Rio Bonito, que abrange os municípios de Silva Jardim e Tanguá, inaugurou a Escola Superior de Advocacia local, em abril deste ano. A Sala dos Advogados do fórum (foto) está em funcionamento desde 2013 e, na sede da subseção, funciona uma central de peticionamento.
 
São Fidélis
Presidente: Rodrigo Stellet
Na sede da subseção de São Fidelis funciona a central de peticionamento (foto), inaugurada em 2013, nos padrões do projeto OAB Século 21. São dois computadores e uma impressora multifuncional.
 
Paraíba do Sul
Presidente: Eduardo Langoni
Os advogados de Paraíba do Sul têm à sua disposição, na subseção local (foto), uma central de peticionamento com dois computadores e impressora multifuncional.Nos próximos meses, a sede da subseção será totalmente reformada. 
 
Ilha do Governador
Presidente: Luiz Carlos Varanda 
Inaugurado em março deste ano, o Núcleo Digital (foto) da subseção Ilha do Governador foi ampliado e passou a contar com nove computadores, contra dois disponíveis anteriormente. Para garantir acessibilidade, o atendimento aos advogados foi transferido para o térreo, onde também fica o núcleo.

Os colegas que militam no fórum local têm à sua disposição a Sala dos Advogados, que foi totalmente reformada em 2013, e soma nove máquinas, uma área de apoio, com sofás e aparelho de TV e mesas para análise de processos. Todo o mobiliário está nos padrões do projeto OAB Século 21.
 
Piraí
Presidente: Gustavo de Abreu
A sala do fórum local (foto) foi inaugurada em 2014, trazendo mais conforto aos colegas que trabalham na região. Estão em andamento as obras de reforma da sede da subseção, que contará com um mini- auditório, e da sala do fórum, com dois escritórios compartilhados.
 
Paracambi
Presidente: Marcelo Kossuga
Na mesma rua do Fórum de Paracambi, funciona desde fevereiro do ano passado a nova sede da subseção (foto). Uma casa mais ampla, que conta com dois escritórios compartilhados, uma central de peticionamento eletrônico com computadores equipados com os sistemas dos tribunais e máquinas de scanner, além de auditório.
Entre as demandas do Judiciário local, a subseção luta para que a comarca seja elevada a segunda entrância.
 
Paraty
Presidente: Heidy Kirkovits
Além do projeto OAB Século 21, a Prevenção itinerante, campanha da Caarj que oferece vacinação contra gripe, verificação das taxas de glicose e colesterol e aferição da pressão arterial, também esteve em Paraty, em agosto do ano passado. Todos os serviços foram oferecidos aos advogados e estagiários da subseção gratuitamente.
 
Miguel Pereira
Presidente: Pedro Paulo Sad 
Os advogados que militam no Fórum de Miguel Pereira podem usufruir, desde abril deste ano, da Sala dos Advogados (foto), equipada com computadores modernos, impressora multifuncional e um funcionário para atender os colegas em caso de dúvidas.
 
Rio Claro
Presidente: Adriana Moreira
Boa notícia para os advogados de Rio Claro. A subseção, atualmente instalada na Sala dos Advogados no fórum da cidade (foto), passará a ter sede própria, proporcionando conforto e melhores condições de trabalho para os colegas. Até o final de julho, o espaço será inaugurado. A sala continuará à disposição dos colegas no fórum, com uma central de peticionamento equipada com dois computadores e multifuncional.
 
Itaocara
Presidente: Fernando José Marron
Os advogados de Itaocara foram treinados para o peticionamento eletrônico em suas três esferas: estadual, federal e trabalhista, no curso gratuito oferecido pela Seccional, em 2013, no Tribunal do Júri do fórum local. 
 
Cambuci
Presidente: Pedro Paulo de Tarso
Depois de seis anos de espera, o Tribunal de Justiça nomeou, em novembro do ano passado, um juiz titular para a Vara Única de Cambuci. A vitória veio depois de árduo empenho da subseção e da Seccional, com muitas manifestações, reuniões e reportagens na imprensa.

Cambuci é exemplo dos resultados da campanha Mais Justiça, em que o presidente Felipe percorreu o estado para conhecer de perto a realidade da primeira instância.
 
Cordeiro 
Presidente: Rilley Werneck
Em agosto de 2013, Cordeiro ganhou sua sede própria (foto), que homenageia o advogado Sebastião Fernando Naegele, primeiro presidente da subseção. Localizada próxima ao fórum da cidade, a sede tem uma central digital, com dois computadores e apoio ao peticionamento eletrônico, além de auditório e escritório compartilhado. 

A Sala dos Advogados Celestino da Silva Júnior, no fórum local, também foi totalmente reformada e entregue aos colegas em maio de 2015 com quatro computadores e impressora multifuncional. Dois funcionários ficam à disposição para auxiliar os advogados no uso do espaço.
 
Cachoeiras de Macacu
Presidente: Ricardo Monteiro 
A OAB/Cachoeiras de Macacu inaugurou, em 2013, uma nova Central de Peticionamento em sua sede. O espaço, com dois novos computadores e impressora multifuncional, facilita o dia a dia dos colegas do município e respeita o padrão adotado pelo projeto OAB Século 21.
 
Mendes
Presidente: Paulo Afonso Loyola Costa
A OAB/Mendes está finalizando as obras da nova Casa do Advogado do município. O espaço será mais amplo do que a atual sede e possibilitará melhor atendimento aos colegas. A previsão é que o local seja inaugurado ainda em junho.
 
São Pedro da Aldeia
Presidente: Julio Cesar Pereira
Desde 2014, os colegas da região podem contar com uma Sala dos Advogados no Fórum de São Pedro da Aldeia. A subseção luta para que o acesso ao fórum pelo estacionamento da subseção seja liberado. Apesar de funcionarem lado a lado, os prédios atualmente têm entradas em ruas diferentes, aumentando o deslocamento dos advogados.
 
Mangaratiba
Presidente: Ilson Ribeiro
Pleito antigo dos advogados de Mangaratiba, a sede da subseção local será inaugurada em breve. O espaço vai permitir maior oferta de serviços aos advogados, como escritórios compartilhados e um auditório para a realização de cursos.

Outra conquista da subseção foi a dispensa do terno para os advogados atuarem no Judiciário da cidade durante o verão. O município foi o primeiro do estado a conseguir a liberação, tanto em 2014 como em 2015.
 
Saquarema
Presidente: Miguel Saraiva de Souza
No fim de 2012, a OAB/Saquarema conseguiu a posse definitiva do imóvel onde funciona sua sede (foto). Agora, com o intuito de melhorar o dia a dia dos colegas do município, a subseção finaliza as obras de dois novos escritórios compartilhados no local. As instalações serão inauguradas 
em agosto.
 
Rio das Ostras
Presidente: Alan Macabú 
Reconhecido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) como um dos municípios que mais cresceu nos últimos anos, Rio das Ostras tem uma demanda judicial crescente. É essa, há tempos, a principal preocupação da subseção local.

Em abril de 2014, uma grande manifestação de advogados na porta do Fórum Regional foi organizada pela OAB/Rio das Ostras. O movimento clamava pela criação de uma terceira serventia na comarca, que tinha duas varas mistas. No fim de janeiro deste ano, o pedido finalmente foi atendido com a instalação da 1ª Vara de Família local.

Também em 2014, foi inaugurada a nova sede da subseção. O espaço conta com auditório e central de peticionamento.
 
Méier
Presidente: Humberto Cairo
A OAB/Méier é a quarta subseção com maior número de inscritos no Rio de Janeiro e uma das unidades da Seccional mais preparadas para atender os colegas no que se refere ao processo digital.

Em maio do ano passado, como parte da segunda fase do projeto OAB Século 21, foi inaugurada uma nova Central de Peticionamento Eletrônico na sede da subseção. Na sala do fórum local (foto), onde as filas eram frequentes, foram instalados seis novos computadores, o que aumentou para 11 o total de máquinas disponíveis.

Outra conquista recente da subseção foi a transferência do XII Juizado Especial Cível (JEC) para o Fórum do Méier, no segundo semestre de 2013. A serventia funcionava em uma sala embaixo da piscina da Universidade Gama Filho e foi motivo de diversos pedidos de providências junto ao Tribunal de Justiça.
 
Belford Roxo
Presidente: Abelardo Tenório
Nos últimos 30 meses, a Seccional ofereceu aos advogados de Belford Roxo aulas de peticionamento eletrônico e levou ao município o projeto Certificação itinerante. A subseção também promoveu cursos e palestras de capacitação.

A Caarj promoveu na cidade o projeto Saúde itinerante, disponibilizando de forma gratuita verificação dos níveis de glicose e colesterol, além de auriculoterapia e vacinação contra hepatite e gripe.
 
Barra da Tijuca
Presidente: Ricardo Menezes
Segunda maior subseção do estado, a OAB/Barra da Tijuca foi anfitriã da 22ª Conferência Nacional dos Advogados, realizada no Riocentro, em outubro de 2014, e conseguiu diversas conquistas para a advocacia nos últimos 30 meses.

O maior exemplo disso talvez seja o núcleo digital da subseção, inaugurado em maio de 2014. O núcleo funciona em espaço anexo à sede da subseção e oferece dez computadores, além de serviços como certificação digital e peticionamento eletrônico.

Outra prioridade na OAB/Barra da Tijuca é colaborar com os colegas que militam no fórum local. Com esse intuito, a subseção passou a oferecer, em novembro do ano passado, estacionamento gratuito e exclusivo para os advogados no local. Outra iniciativa nesse sentido foi a instalação de uma rede sem fio, conhecida como wi-fi, que contempla todo o prédio do fórum.

Em abril deste ano, em visita à subseção, Felipe Santa Cruz e o presidente da subseção, Ricardo Menezes, inauguraram a nova Sala do Advogado no local.
 
Queimados
Presidente: José Bôfim
Após insistentes reivindicações do presidente da OAB/Queimados, José Bôfim, junto à diretoria do Tribunal Regional do Trabalho, o município passou a contar, em julho de 2013, com uma Vara Única do Trabalho.
A serventia facilita o cotidiano profissional dos colegas que militam na região, conhecida pelo grande número de indústrias, e a vida dos trabalhadores locais, que não precisam mais se deslocar até Nova Iguaçu.
Uma Sala dos Advogados na Justiça do Trabalho local foi inaugurada nos moldes do projeto OAB Século 21 para dar suporte aos advogados. A cidade recebeu, também, a certificação itinerante e o curso de peticionamento oferecidos pela Seccional.
 
Leopoldina
Presidente: Frederico Mendes
Uma das maiores subseções do estado, a OAB/Leopoldina oferece, desde outubro de 2014, uma sede própria com serviços ampliados para os colegas que militam na região.
O espaço ocupa duas amplas salas de um edifício comercial localizado na esquina da rua do Fórum Regional e conta com dois escritórios compartilhados e nove computadores para peticionamento, além de amplo auditório, onde são realizados cursos de capacitação.
Anteriormente, a subseção funcionava em uma sala no fórum.
 
Pavuna
Presidente: Antônio Carlos Faria
A OAB/Pavuna foi criada em 2011, quando o atual presidente da Seccional ainda ocupava o posto de diretor do Departamento de Apoio às Subseções (DAS). Além das constantes batalhas travadas por melhorias no Judiciário local, a Subseção da Pavuna inaugurou, em junho de 2014, sua nova sede (foto). No novo espaço, os advogados da região passaram a contar com auditório, central de peticionamento e escritório compartilhado.
 
Seropédica
Presidente: Fábio Luiz Ferreira
A nova sede da OAB/Seropédica (foto) foi inaugurada em 2014, durante visita de Felipe Santa Cruz ao município. O espaço, localizado no 3º andar do Fórum Regional, complementa, com auditório e central de peticionamento, a Sala dos Advogados que funciona no mesmo prédio.
A Subseção de Seropédica é uma das mais recentes da OAB/RJ, tendo sido criada em 2011.
 
Búzios
Presidente: Cesar Augusto Spezin
Criada em maio de 2013, a OAB/Búzios era uma antiga reivindicação da advocacia da região. Além de atender os advogados locais, a Ordem passou a oferecer melhor suporte aos diversos colegas de todo o estado que militam no município, muito movimentado pelo turismo e pelo mercado imobiliário.

A subseção teve sua sede própria (foto) inaugurada em agosto de 2014, mesma ocasião em que foi empossada a diretoria, presidida por César Spezin.

Em 2015, uma nova Sala do Advogado foi inaugurada no fórum local. O espaço conta com quatro novos e modernos computadores, além de mobiliário totalmente reformado nos moldes do projeto OAB Século 21 e local para que os advogados possam utilizar, também, seu próprio equipamento.
 
Porciúncula
Presidente: Fernando Volpato
O maior desafio enfrentado pela Subseção de Porciúncula nos últimos tempos tem sido garantir aos advogados locais condições mínimas para o exercício da profissão.
 
Em 2014, a campanha Mais Justiça denunciou as precárias condições do fórum local, que apresentava infiltrações e tinha vigas de madeira escorando a marquise da entrada do prédio. Após constatar pessoalmente a gravidade da situação, durante visita ao município realizada em 2014, Felipe solicitou providências à diretoria do Tribunal de Justiça, que resolveu o problema.
 
Como todas as unidades da Ordem no estado, a OAB/Porciúncula recebeu os serviços de certificação itinerante e ofereceu cursos de peticionamento eletrônico aos colegas.
 
 
 

Abrir WhatsApp