17/06/2015 - 16:46

COMPARTILHE

Uma Caarj renovada

17/06/2015 - 16:46

Uma Caarj renovada

Marcello presta contas e faz balanço da gestão à frente da Caixa, que passou por reestruturação 
com a criação de eixos de atuação


Desde que assumiu a presidência da Caarj, em 2013, Marcello Oliveira comandou um processo de renovação buscando o que considera a verdadeira missão da entidade: garantir qualidade de vida para os profissionais e suas famílias. Para isso, imprimiu novo modelo de administração e de atuação, focado na assistência ao colega fora do seu local de trabalho, nos momentos de lazer e em sua saúde e bem-estar.

Durante esses 30 meses, a Caarj se desfez definitivamente da imagem de plano de saúde, processo iniciado na gestão anterior, e assumiu um novo modelo, baseado em eixos de atuação com a ideia de oferecer assistência universal e integrada à classe. São eles: Social, Vida, Bem-Estar e Cultural. “Nosso foco passou a ser cuidar do advogado do escritório para fora, em todos os aspectos da sua vida pessoal, já que, na profissional, ele tem o amparo da Ordem”, conta Marcello.

Os resultados superaram as expectativas. Um exemplo é o Eixo Vida, que atendeu desde sua criação 41.590 pessoas. Além do programa Prevenção itinerante, que leva aos fóruns e subseções serviços de aferição de pressão arterial e de taxas de glicose e colesterol, foi lançada em 2014 uma campanha de vacinação, que já imunizou mais de 18 mil advogados contra o vírus H1N1, a hepatite e outras doenças. Marcello explica que o Vida também foi o braço técnico por trás da campanha Paletó no Verão, não, que defendeu a dispensa do terno nos fóruns, tribunais e órgãos judiciários e que promoveu um atendimento itinerante nesses locais, aferindo pressão arterial e orientando os colegas sobre cuidados com a saúde nos dias de intenso calor. Em dois anos, a campanha beneficiou 1.741 advogados.

Outra novidade implementada foi o estímulo à realização de atividades físicas como prevenção de doenças. Além das tendas instaladas espalhadas em sete pontos do estado, que oferecem coordenação de profissionais de Educação Física para prática de corrida, caminhada, alongamento, treinos funcionais e outras atividades físicas, foram realizadas nesse período caminhadas por trilhas ecológicas. Em 2015, o eixo Bem-Estar promoveu também a 1ª Cavalgada dos Advogados do Brasil, em Barra do Piraí, e bateu a marca de 2 mil pessoas inscritas no programa Personal on line, que garante orientação personalizada na orientação a atividades físicas, pela internet.

Outra novidade foi a criação dos eixos Social – que desenvolveu, entre outras ações, um curso para casais grávidos – e Cultural. Pensado para administrar convênios com teatros, garantindo descontos para advogados, este último gerou novos produtos e iniciativas, como o projeto Entreatos jurídicos, que pretende, através da arte, levar aos colegas ferramentas que possam somar benefícios em sua vida pessoal e sua prática profissional. “O setor ainda criou e coordena três corais de advogados, em diferentes subseções”, acrescenta o presidente da Caixa.

Além dos eixos, a Caarj trabalhou com outra responsabilidade, a de reorganizar e normatizar o setor de convênios da Ordem. As ações foram unificadas e hoje o advogado conta com benefícios e descontos em mais de 300 parceiros, todos listados na página da Caarj na internet (www.caarj.org.br). São descontos em serviços de áreas diversas, além da possibilidade de se associar ao Sesc (Serviço Social do Comércio). Marcello destaca este último, por ampliar a estrutura de saúde e lazer oferecida aos colegas a um preço acessível na adesão à rede, e os benefícios especiais na Caixa Econômica Federal. “Muitos outros convênios, em todo o estado, garantem que o colega atento para nossas promoções receba sua anuidade de volta em benefícios”, destaca.

A interlocução com a Ordem também foi uma preocupação desta gestão. Pensando nisso, destaca o presidente da Caarj, foram designados delegados nas subseções. Para o delegado da Caixa na OAB/Pavuna, Filipe de Oliveira Theodoro, a função é gratificante. “Esse trabalho ajudou a fortalecer ainda mais a advocacia, porque as informações passaram a circular. Este é o nosso papel, fazer com que as atividades da Caarj, que são basicamente benefícios para os advogados, sejam conhecidas. E é muito bom fazer parte deste processo”.

Segundo Marcello, a ação dos delegados já deixou marcas. “Eles têm sido fundamentais para disseminar e aprofundar o conceito dos eixos”, explica, apontando mudanças que já podem ser vistas em subseções em todo o estado. “A subseção de Nova Friburgo criou um espaço Caarj de confraternização, no último andar de sua sede. A de Maricá instalou um clube social, o mesmo quer fazer a de Campos. Algumas já fizeram contato com o Sesc, para promover atividades em seus clubes no estado. São iniciativas geradas a partir deste conceito inicial de que advogados precisam de áreas novas de socialização. O fórum não pode ser o único local de encontro dos colegas”, frisa.

A forma encontrada para reestruturar a Caixa, conta ele, foi traçar um perfil da classe: “Precisávamos entender qual era a condição financeira do advogado, se tinha problemas de saúde na família, se encontrava opções de lazer, se estava preocupado com a aposentadoria, pois todos estes fatores interferem na capacidade de trabalho”.

Marcello se diz realizado com as conquistas. “Na próxima gestão, os diretores da Caixa encontrarão um grupo pronto e motivado para fazer, pela advocacia, mais do que ela espera e imagina da entidade. Os fundamentos do que queremos no futuro já foram lançados”, garante.

Abrir WhatsApp