14/09/2015 - 12:48

Barra da Tijuca: Auditório lotado em conferência sobre novo CPC

14/09/2015 - 12:48

Barra da Tijuca: Auditório lotado em conferência sobre novo CPC

Foi realizada, nos dias 7 e 8 de agosto, a I Conferência da OAB/Barra da Tijuca. O evento aconteceu no auditório da subseção e teve como ponto central o debate em torno do novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor no início de 2016.

Durante a abertura do evento, o presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, elogiou o trabalho realizado pela subseção e falou sobre as situações peculiares vividas pelos colegas que militam naquela área da cidade. “Se hoje enfrentamos sérios problemas com a mobilidade urbana na Barra, em 2016, com as Olimpíadas, tenho certeza de que a conjunção será favorável aos advogados da região. É importante dar continuidade ao processo de capacitação dos colegas e é certo que a realização desta conferência é um grande passo”, declarou.

O presidente da OAB/Barra da Tijuca, Ricardo Menezes, ressaltou o desafio que é a adaptação a uma nova legislação. “Teremos que enfrentar a provocação de, em menos de um ano, dominarmos princípios e regramentos processuais, bem como os mais de mil artigos que se aplicarão não apenas aos novos processos, mas aos mais de 90 milhões em tramitação”, disse.

Também em relação ao novo código, o ex-presidente do Conselho Federal Eduardo Seabra Fagundes se mostrou receoso. Segundo ele, algumas mudanças não são necessárias. “O novo CPC não é brincadeira. Há mudanças radicais, e até nos habituarmos às modificações teremos muitas dificuldades. Louvo a Subseção da Barra por essa iniciativa de unir a categoria em torno do assunto, mas vamos ter que nos superar para atravessar esse momento de mudanças”, ressaltou.

O crescimento da subseção foi destacado pelo tesoureiro da Seccional, Luciano Bandeira, e pelo diretor da Escola Superior de Advocacia da Barra, Claudio Carneiro. Primeiro presidente da OAB/Barra, Luciano lembrou das instalações reduzidas na época da fundação. “Tínhamos apenas uma pequena sala no fórum, onde era feito o atendimento aos advogados. É bom ver em que resultou o esforço de tantos anos. Fico muito feliz de estar próximo à advocacia da Barra da Tijuca, que, em breve, terá a maior subseção do Brasil”, constatou.

Para Claudio, o fato de o evento ser realizado nas instalações da OAB/Barra demonstra a importância adquirida nos últimos tempos. “Temos que nos sentir unidos em nossas dependências, que não devem nada a nenhum lugar”. Ele agradeceu, ainda, o apoio da Seccional e da subseção aos eventos organizados pela ESA Barra e se declarou satisfeito com a escolha do tema da conferência. “Basta constatarmos nosso auditório com a lotação esgotada nessa abertura e o enorme número de inscritos nas palestras programadas para vermos que foi um acerto”, sublinhou.

Participaram da mesa, ainda, o coordenador das comissões da OAB/RJ, Fábio Nogueira; o diretor do Fórum Regional da Barra da Tijuca, Mário Olinto; e a defensora pública Rosely Pollis.