14/09/2015 - 11:31

14/09/2015 - 11:31

Novos espaços nas subseções e a escritura definitiva da sede da Seccional

FELIPE SANTA CRUZ*

O sucesso da Escola de Inclusão Digital Haddock Lobo, que funciona desde fevereiro na sede da Seccional, pode ser medido em números. Mais de 60 turmas já se formaram, em cursos que vão das lições básicas de informática ao peticionamento eletrônico. Agora, com a inauguração da Escola José Carlos Guimarães em Niterói, damos continuidade a esse trabalho.

A nova unidade marca também o processo de interiorização das escolas de inclusão digital, dentro de nosso propósito de garantir os mesmos serviços de excelência aos advogados de todo o estado. Apenas entre abril e agosto deste ano, ministramos cursos em 18 subseções.

O centro de ensino de Niterói conta com 14 computadores de última geração, acesso à internet e projetor, e fica no térreo da sede da OAB do município, em local de fácil acesso. Será mais um instrumento de qualificação da classe.

*  *  *

Ainda no âmbito das subseções, tivemos a honra de inaugurar, recentemente, a nova sede da OAB/Mangaratiba. O espaço oferece dois escritórios compartilhados e auditório com capacidade para 40 pessoas, além de central de peticionamento.

Na Freguesia, abrimos as novas instalações da subsede local, que integra a Subseção de Madureira/Jacarepaguá. A unidade tem 88 metros quadrados e está equipada com 11 computadores, impressora funcional e internet sem fio.

Boas notícias chegaram também à OAB/Resende, com a inauguração de sua nova sede. Localizada perto dos fóruns estadual e federal, a unidade dispõe de dois escritórios compartilhados, central de peticionamento e amplo auditório.

Já em Campo Grande, a novidade é o Núcleo Digital, que foi aberto aos colegas no começo de agosto. São 12 computadores, uma impressora multifuncional e quatro escritórios compartilhados, que agora estão à disposição dos advogados, oferecendo melhores condições de trabalho e aperfeiçoamento.

*  *  *

Há quase duas décadas, fui um dos primeiros advogados a receber a carteira da OAB na então recém-inaugurada nova sede da instituição, o lindo prédio da Marechal Câmara. Recebi o documento das mãos de Celso Fontenelle, em cuja presidência o imóvel foi adquirido. No dia 1º de setembro que passou, após anos de discussão sobre a regularização do imóvel e sua situação fiscal, tive a honra de assinar a escritura definitiva desse bem tão precioso. Assim é a vida da Ordem: muito maior do que nossas vaidades ou sonhos de grandeza, há a realidade de uma entidade que nos une e se perpetuará além da transitoriedade de todos. Viva a OAB/RJ!