14/09/2015 - 12:26

Protagonismo da mulher na sociedade e violência doméstica em debate na Seccional

14/09/2015 - 12:26

Idealizado pela comissão OAB Mulher da Seccional, foi realizado, no dia 25 de agosto, o seminário As mulheres do Direito brasileiro. O encontro aconteceu na sede da OAB/RJ e teve como temas O protagonismo da mulher: evolução no Brasil e no mundo e Medidas preventivas protetivas à mulher: efetividade e eficácia.

Na abertura do encontro, a presidente da comissão, Rosa Maria Fonseca, ressaltou os objetivos do fórum: a luta pela igualdade de gênero, contra os salários menores, pela maior representatividade política brasileira e pelo fim da violência doméstica. Além dela, a mesa inaugural do evento reuniu a presidente da OAB Mulher da Subseção de Teresópolis, Marisa Gaudio; a representante do Brasil no Subcomitê para Prevenção da Tortura da ONU, Margarida Pressburger, e a integrante da OAB Mulher Juliana Diniz.

A diferença de 20% entre a remuneração de homens e mulheres, segundo dados do IBGE, enquanto cerca de 40% dos lares são chefiados por elas, foi lembrada como uma das claras demonstrações de preconceito na sociedade. Já a decisão da OAB/RJ de reservar ao menos 30% das vagas do Conselho Seccional para pessoas do sexo feminino, medida que já valerá para as próximas eleições, foi muito elogiada.

Foram abordadas, ainda, as dificuldades da mulher na construção de carreiras de sucesso, especialmente nas tradicionalmente ocupadas por homens, e a conciliação da vida profissional com a familiar. A deputada federal e ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Martha Rocha (PSD), foi uma das palestrantes.