17/11/2016 - 16:17

COMPARTILHE

Comissão promove evento para contar e valorizar histórias de adoção

17/11/2016 - 16:17

Comissão promove evento para contar e valorizar histórias de adoção

A Comissão de Direitos da Criança e do Adolescente (CDCA) da OAB/RJ realizou, no dia 11 de outubro, a palestra Histórias de adoção, com a presença de famílias que participaram do programa exibido pelo canal GNT que leva o mesmo nome. O evento aconteceu no Plenário Evandro Lins e Silva.

Na abertura, foi exibido um dos episódios da série, o que deixou a plateia bastante emocionada. “Queremos, na realidade, quebrar paradigmas, quebrar preconceitos, mostrando as famílias possíveis. Hoje não falamos mais em Direito de Família e sim, das famílias, porque as formas são múltiplas. Não há mais como especificar, é um teorema em aberto. Em termos de adoção, fica claro que todas as famílias são possíveis, e que essas crianças são reais, existem, e precisam ser vistas por todos. Elas não são invisíveis”, afirmou a presidente da CDCA, Silvana do Monte Moreira. 

Em seguida, a psicóloga, perita judicial e coordenadora do Grupo de Apoio à Adoção Café com Adoção, Solange Diuana, falou sobre aspectos psicológicos da adoção. “A gente imagina que trabalha com adoção, mas é a adoção que nos trabalha e nos torna mais humanos”, disse ela,  também coautora do livro Histórias de adoção, que originou série de TV. A juíza titular da 3ª Vara de Infância, da Juventude e do Idoso, Mônica Labuto, falou sobre A adoção no olho do Judiciário, e, por fim, os pais adotivos Rogério Koscheck e Carlos Renato Barbosa deram depoimentos pessoais sobre suas famílias.

 O evento teve o apoio da Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção (Angaad), da Comissão de Adoção do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam), do Grupo de Apoio à Adoção Café com Adoção, do Grupo de Apoio à Adoção Ana Gonzaga e da Associação Brasileira de Famílias (Abrafh). 
 

Abrir WhatsApp