17/11/2016 - 16:44

COMPARTILHE

Exposição leva ao MAM olhar dos moradores sobre favelas

17/11/2016 - 16:44

Exposição leva ao MAM olhar dos moradores sobre favelas

O talento artístico das comunidades cariocas é o mote da exposição Favelagrafia, destaque do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM) em novembro. Resultado do projeto de mesmo nome, criado pela NBS Rio+Rio com o objetivo de dar visibilidade ao olhar dos próprios moradores sobre as favelas, a mostra ficará no museu, que é parceiro da OAB/RJ, até 4 de dezembro.

O projeto selecionou nove fotógrafos de nove favelas diferentes, que desde julho estão registrando histórias e locais de suas comunidades usando apenas um iPhone. As mais de 180 fotos que compõem a mostra têm como cenário os morros do Borel, Santa Marta, Mineira, Complexo do Alemão, Providência, Cantagalo, Babilônia, Rocinha e dos Prazeres.

As cerca de 20 imagens de cada fotógrafo que formam a exposição foram escolhidas por seus autores junto ao curador da mostra, André Havt. “O mais interessante durante este processo é ter a certeza de que estes nove fotógrafos são artistas em potencial que estão se credenciando para serem olhados pelo mundo. Tem sido fantástico poder acompanhar e contribuir para a evolução do olhar deles. Tem sido igualmente fantástico aprender a desconstruir meu olhar com cada um deles”, observa Havt.

Para a diretora da NBS Rio+Rio, Aline Pimenta, o projeto dá visibilidade às comunidades: “Os nomes selecionados para o Favelagrafia representam perfeitamente o potencial e o talento das favelas e a exposição no MAM põe holofotes nesses talentos”.

Durante o período da exposição, serão apresentados um livro e um site sobre o projeto, trazendo o perfil de cada fotógrafo e dados para contato. Os autores são Anderson Valentin (Borel), Magno Neves (Cantagalo), Jessica Higino (Mineira), Saulo Nicolai (Prazeres), Joyce Marques (Providência), Rafael Gomes (Rocinha) Elana Paulino (Santa Marta), Josiane Santana (Alemão) e Carlos Omar (Babilônia). 

Alguns trabalhos da mostra também serão postadas no Instagram @favelagrafia. O projeto Favelagrafia é incentivado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, através da Secretaria Municipal de Cultura, idealizado pela NBS Rio+Rio, com realização da ISL Produções e patrocínio do Consórcio Linha 4 Sul.
 

Abrir WhatsApp