17/11/2016 - 15:21

Indignação com colapso do Judiciário no Rio motiva ato da OAB/RJ em frente ao Fórum

17/11/2016 - 15:21

Marcado para 21 de novembro, protesto pedirá mais celeridade e eficiência. Seccional convoca advogados a participar

Para protestar contra a situação caótica do Judiciário no Rio de Janeiro e pedir mudanças, a OAB/RJ realizará no dia 21 de novembro, às 11h, um ato em frente ao Fórum Central. A manifestação, que vai contar com a presença do presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia, será em favor de mais celeridade e eficiência. Os problemas apontados pela Seccional estão sintetizados na frase-lema da campanha: “Lentidão que pesa no bolso”.

São cinco os tópicos destacados pela Ordem como entraves ao bom funcionamento do Judiciário estadual, com prejuízo direto para advogados e para a sociedade em geral: o alto valor das custas; as sentenças de baixo montante que vêm sendo proferidas nos juizados especiais, distanciando o Direito da justa prestação de bons serviços ao cidadão; o péssimo atendimento realizado pela agência do Banco do Brasil; a morosidade no andamento dos processos, valendo lembrar que o Tribunal de Justiça do Rio é o quinto do país em congestionamento; e as sucessivas greves – este ano, na Justiça estadual, para cada 10 dias trabalhados houve três dias de inatividade.

“O ato será uma demonstração de união da categoria em torno de valores fundamentais. Vamos dar um grito de ‘basta’ quanto a esses problemas, que atingem não só nossa classe, mas a própria cidadania”, afirma o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz. Ele convoca os colegas a participar: “Este tem sido um ano dificílimo para a advocacia. Todos aqueles que vêm sofrendo por conta do verdadeiro colapso que se deu no Judiciário devem estar presentes à manifestação. Virão também colegas das subseções, dos municípios do interior. Nossa força é nossa união”, salienta.