17/11/2016 - 16:29

COMPARTILHE

Livros do Mês

17/11/2016 - 16:29

Livros do Mês

Biografias e liberdade de expressão
Nesta obra, que aborda uma das grandes polêmicas atuais – o choque entre a liberdade de expressão e o direito à privacidade, a professora Fernanda Nunes Barbosa investiga o tema das biografias e propõe critérios para a resolução dos impasses que não foram solucionados pela recente decisão do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria. Da Arquipélago Editorial. Mais informações no site www.arquipelago.com.br ou pelo telefone (51) 3012-6975.
 
Parcerias público-privadas e turismo
No livro, Maria Constança Madureira Homem de Carvalho acentua a necessidade de interação entre a administração pública e o turismo, que seria um papel a ser exercido pelo Estado no trato da ordem econômica, segundo a autora. Seu estudo ressalta os benefícios da adoção de parcerias público-privadas nesse processo. Da editora CRV. Mais informações no site www.editoracrv.com.br ou pelo telefone (41) 3039-6418.
 
Novo Código de Processo Civil – comparado e anotado
Nesta obra, lançada em sua segunda edição, Rodolfo Hartmann traz quadros explicativos e comparativos entre o Código de Processo Civil de 1973 e o novo CPC, fazendo diversas anotações à nova legislação e aos vetos, súmulas e jurisprudências e abordando as alterações de forma completa. Da editora Impetus. Mais informações no site www.impetus.com.br ou pelo telefone (21) 2621-7007. www.editorasaraiva.com.br/direito ou pelo telefone 0800-011-7875.
 
Petições & prática cível

Recomendado tanto para auxiliar na prática da advocacia como para candidatos ao Exame de Ordem, o livro traz uma abordagem completa da atuação advocatícia, da preparação da demanda, realização de audiências, da sustentação oral e da gestão processual até a cobrança de verba honorária. Com comentários explicativos dos autores, Guilherme Kronemberg Hartmann e Rodolfo Kronemberg Hartmann, a obra apresenta também estratégias processuais para otimizar o desempenho do profissional do Direito. Da editora Impetus. Mais informações no site www.impetus.com.br ou pelo telefone (21) 2621-7007.

Comentários sobre a Lei Anticorrupção
O livro trata da Lei 12.846, de 2013, popularmente conhecida como Lei Anticorrupção, que elencou condutas das pessoas jurídicas privadas consideradas ilícitas, praticadas contra a administração pública nacional e a estrangeira. Os autores, Gilson Dipp e Manoel L. Volkmer de Castilho, trazem uma análise ampla sobre cada um dos artigos. Da editora Saraiva. Mais informações no site www.editorasaraiva.com.br ou pelo telefone (11) 4003-3390.

Ebooks

O juiz e o novo Código de Processo Civil

O trabalho examina institutos do novo Código de Processo Civil e sua relação com as funções, as vedações, os poderes e os deveres do juiz. Em dez capítulos, o autor analisa alterações e regras dispostas no novo CPC, sob o enfoque dos princípios do devido processo legal, da ampla defesa, da fundamentação das decisões judiciais, da publicidade, da razoável duração do processo, da imparcialidade e da suspeição e impedimento do juiz. Da editora CRV. Mais informações e vendas no link: 
https://goo.gl/X4yD4L

Acidente do trabalho e suas consequências sociais
Indicado para acadêmicos, militantes nas áreas trabalhista e previdenciária e cidadãos com deficiência que queiram conhecer seus direitos, o livro aborda o acidente de trabalho com foco na consequência após o fato ocorrido. A obra trata desde as fundamentações doutrinárias sobre o assunto até os direitos e obrigações, como estabilidade laboral, benefícios previdenciários devidos e indenizações trabalhistas. De autoria de Daniela Aparecida Flausino Negrini, o ebook é da editora LTr. Mais informações e vendas no link: https://goo.gl/xTO3fU

Livro de cabeceira

O filho eterno
O livro que indico é O filho eterno, de Cristóvão Tezza, que traz o tema de um pai que tem um filho com síndrome de Down. A obra ganhou o Prêmio Jabuti, entre outros, tendo sido adaptada para o teatro. A singeleza está na narrativa, que retrata, de forma extremamente competente, a evolução dos sentimentos e atitudes do pai, desde o impacto que experimentou com a notícia da síndrome até o filho alcançar a fase adulta. Por vezes nosso sentimento é de tristeza, outras de raiva, mas sem dúvida os que predominam são de amor e perseverança. A obra é uma esplêndida reflexão sobre a capacidade do ser humano para enfrentar as mais diversas questões, embora seja um relato direto da vivência entre pai e filho, no qual os demais personagens não possuem nomes. Importante dizer que, embora o autor trate o livro como romance, Tezza tem um filho com síndrome de Down e muitos entendem que o livro é autobiográfico. Como a obra retrata uma realidade da década de 1980, também nos faz refletir sobre a necessidade de avançarmos no tema da inclusão. 

*Conselheira da OAB/RJ

Abrir WhatsApp