17/11/2016 - 15:59

COMPARTILHE

Que serviço prestado pela OAB/RJ você gostaria de ver disponível no aplicativo para celular da entidade?

17/11/2016 - 15:59

Que serviço prestado pela OAB/RJ você gostaria de ver disponível no aplicativo para celular da entidade?

Lançado em junho, o aplicativo da OAB/RJ para celulares e tablets teve, até outubro, cerca de 21 mil downloads. Previsto para ser implantado em três fases, o programa já inclui a consulta aos convênios firmados pela Seccional e o Recorte digital, que permite, por meio do celular, a visualização de publicações de interesse nos diários oficiais dos estados escolhidos. A terceira fase de implantação do aplicativo, que termina no fim desse ano, tornará possível ainda visualizar notícias e eventos, acesso à biblioteca jurídica (via convênio com a editora Fórum) e uma ferramenta para denúncia de violação de prerrogativas, além de informações sobre os ônibus da Ordem. A TRIBUNA foi à Escola de Inclusão Digital Eugênio Haddock Lobo para perguntar a opinião dos colegas.

“Seria ótimo ter o acompanhamento dos processos e uma busca rápida por jurisprudência, com refinamento por assunto e ano. Você poderia listar os processos mais importantes para acompanhar, por exemplo. Já em relação à busca processual, pode ajudar muito, porque às vezes, em uma audiência, queremos consultar um julgado anterior, outra causa ou um tópico específico. Nem sempre é rápido usando a busca na internet e, se isso estivesse incluído no aplicativo, seria fantástico.”
Alexandre Pinaud Madruga, advogado

“Acho que os serviços mais utilizados via celular, de maneira geral, são aqueles relativos ao processo eletrônico. No caso da OAB/RJ, o Recorte digital é o mais importante para mim. Tudo isso beneficia muito o advogado. Mas é preciso que o aplicativo preste um serviço de qualidade, porque o que foi desenvolvido pelo Judiciário para o PJe, por exemplo, não funciona direito; há dias em que é impossível acessar.”
Celio Paulo da Silva Jr., estagiário


“Considero que o aplicativo já oferece acesso a muitos serviços, como convênios, Recorte digital, certidões etc. Na verdade, só alguns advogados conseguem acessar todos eles via celular, e, na minha opinião, aquilo que a OAB/RJ disponibiliza para os colegas já é suficiente. Em termos de acesso a internet via celular, não consigo pensar em outra coisa que pudesse ser acrescentada.”
Pedro Gonçalves, advogado

“A consulta processual e a pesquisa na legislação são os serviços mais essenciais. Os advogados já utilizam bastante, recebi outro dia uma mensagem oferecendo esse produto de consulta a várias legislações. Achei muito interessante, e creio que a Seccional poderia disponibilizar essa consulta para agilizar a vida dos profissionais.”
Sandra Rose Januário, advogada

“No início, só havia os serviços de convênio disponíveis, mas as atualizações vão tornar o aplicativo mais interessante. Creio que o Recorte digital e o acompanhamento processual são os principais. Existe também o serviço cartorário na intranet da OAB/RJ, que poderia ser levado para o aplicativo. Este poderia ter também denúncias em relação a violações de prerrogativas, o advogado faria o registro, uma foto, e denunciaria na hora. Hoje, podemos ligar para a Comissão de Prerrogativas, mas com um aplicativo o colega poderia denunciar sem chamar atenção.”
Joel de Lima Pinel Jr., advogado

“Ainda não baixei o aplicativo, mas me parece que os serviços que já são oferecidos estão a contento. Utilizo o Recorte digital, acredito que é extremamente útil essa possibilidade de receber no aparelho de celular as informações relativas às decisões e processos que nos interessam.”
Patrícia Martins, advogada

“Acho que um setor que precisa se modernizar e acompanhar a tecnologia é a área penal. É uma seara em que é necessário um atendimento mais urgente, por exemplo, no que diz respeito à liberação de alvarás de soltura. Hoje, o advogado tem a notícia da liberação pela internet, mas o oficial de justiça tem até 72 horas para entregar o documento. Não sei como fazer, mas se fosse possível um convênio entre a OAB/RJ, o Tribunal de Justiça e a Secretaria de Administração Penitenciária, o aplicativo poderia servir para agilizar esse trâmite.”
João Almeida Neto, advogado
 

Abrir WhatsApp