03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

O caminho para uma OAB forte

03/08/2018 - 21:00

O caminho para uma OAB forte

O caminho para uma OAB forte


WADIH DAMOUS

Dois temas têm destaque nesta edição da TRIBUNA: a visita do juiz espanhol Baltasar Garzón, homenageado pela OAB/RJ, e as vitórias na Justiça do Trabalho.

A vinda de Garzón enche de orgulho os advogados fluminenses e todos aqueles preocupados com a democracia e o Estado de Direito. Garzón recebeu da Seccional uma merecida homenagem, pois, tendo se transformado em símbolo da luta pelos direitos humanos, é vítima de represálias de setores ligados ao franquismo no Judiciário espanhol.

Já as vitórias no TRT também muito nos alegram. Como a Justiça do Trabalho no Estado do Rio é uma das piores do país, concentramos esforços na luta por sua melhora.

Criamos uma comissão específica na OAB/RJ para a Justiça do Trabalho

Enviamos dois dirigentes da comissãao a Minas Gerais, estado em que o TRT funciona com eficiência, com o objetivo de colher experiências.

Criamos a Tribuna do Advogado Trabalhista, voltada para os problemas do TRT- 1 e distribuída na porta dos tribunais.

Consolidamos uma pauta de reivindicações, fruto de nossa observação da Justiça do Trabalho no Rio e de experiências trazidas de Minas, a divulgamos entre os advogados e começamos a negociação com o TRT do Rio.

O resultado já começa a ser visto nesta TRIBUNA.

Alguns problemas já foram resolvidos, como a expedição dos alvarás em nome dos advogados, quando este tiver na procuração poderes para receber e dar quitação.

Outros estão a caminho da resolução, como se depreende das determinações do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, o ministro Carlos Alberto Reis de Paula, na página 6.

Não por acaso os temas em relevo no nosso jornal são esses dois: o primeiro, a homenagem a Garzón, ato relacionado com os direitos humanos e a defesa do Estado de Direito; o outro, as vitórias na Justiça do Trabalho, de interesse imediato dos advogados (e, também, da população em geral).

Este é o caminho: combinar as lutas gerais pela democracia com o atendimento de justas demandas corporativas dos advogados.

Assim teremos uma OAB cada vez mais forte.


Abrir WhatsApp