03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Construção de nova sede e expansão para interior são prioridades na OAB/BA

03/08/2018 - 21:00

Construção de nova sede e expansão para interior são prioridades na OAB/BA

Construção de nova sede e expansão para interior são prioridades na OAB/BA


Acordo para a viabilização da nova sede, modernização a fim de aumentar a inclusão e facilitar a vida dos advogados e expansão para o interior são as novidades na OAB/Bahia, presidida por Saul Quadros. Ele afirma que a Seccional baiana "vive um momento muito especial" e faz questão de frisar a importância de todos os envolvidos nos projetos.

A OAB/BA e o governo do estado assinaram, no dia 10 de agosto, termo de cessão de uso de um terreno de aproximadamente oito mil metros qua- drados localizado no Centro Administrativo da Bahia, onde será construída a nova sede da Ordem. Saul Quadros diz ter a convicção de que nesta gestão conseguirá, "se não concluir o projeto, pelo menos iniciá-lo". "Os advogados baianos receberam muito bem a notícia e criaram grande expectativa", salienta. Segundo a diretoria da Seccional, as providências para que o novo prédio comece a ser projetado já começaram a ser tomadas. Sugestões dos colegas serão levadas em consideração antes de se chegar ao projeto final.

O uso da tecnologia também vem sendo um dos focos da atual administração. Exemplo disso são as pautas eletrônicas, que foram criadas graças a uma parceria entre OAB/BA e o Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região. Trata-se de um projeto, inaugurado no prédio do Fórum Juiz Antônio Carlos Araújo de Oliveira, no qual a Ordem cedeu ao Tribunal, em comodato, 29 TVs LCD de 47 polegadas, que disponibilizarão, em tempo real e em todos os andares do Fórum, o andamento das audiências trabalhistas.

Além disso, um programa para a criação de cursos telepresenciais foi apresentado pelo gerente cultural da Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp), Róger Morcelli, durante o 2º Colégio de Presidentes de Subseções da Bahia. O objetivo da iniciativa, idealizada pela AASP em parceria com o Conselho Federal e a Escola Nacional de Direito, é transmitir via satélite cursos jurídicos que facilitem a penetração e o alcance em áreas distantes, onde a internet ainda não faz parte da realidade de todos. A primeira fase vai beneficiar, até o fim de novembro, dez subseções. Em seguida, até março de 2011, a meta é dobrar este número.

Dando prosseguimento ao plano de expansão e integração da Ordem, a Escola Superior de Advocacia Orlando Gomes (Esad) realizou 15 cursos para advogados e estagiários, sendo nove na capital baiana e seis em cidades do interior. O objetivo é, também, promover seminários, palestras e aulas magnas abordando questões atuais e que tenham relevância para o profissional de Direito. De acordo com o presidente da Esad, Carlos Rátis, já estão marcados diversos eventos até o final do ano. "É a Seccional se aproximando cada vez mais de todos os colegas e cumprindo sua missão de interiorização e de promoção dos meios para a reciclagem de conhecimento para toda a advocacia do nosso estado", conclui Saul Quadros.


Abrir WhatsApp