03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Estante

03/08/2018 - 21:00

Estante

Estante


Pluralismo jurídico

Organizada por Antonio Carlos Wolkmer, Francisco Veras Neto e Ivone Lixa, a coletânea reúne textos que procuram dar um encaminhamento para uma perspectiva crítica e transformadora do Direito. Eles se pautam pelo chamado Novo Pluralismo, variante insurgente e antagônica que se contrapõe às contradições materiais geradas pela produção de riqueza ao processo de desequilíbrio na distribuição social e às insuficiências nos procedimentos de aplicação da Justiça. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.


Testamento vital

Em Declaração prévia da vontade do paciente terminal no ordenamento jurídico brasileiro, Luciana Dadalto examina o instituto em questão, apresentando seu panorama principiológico, formal e material em outros países, como Espanha, Itália, Portugal e Argentina, e expondo uma nova proposta legislativa. A obra, publicada pela Lumen Juris, é fruto da dissertação de mestrado da autora no curso de pós-graduação em Direito. Mais informações pelo telefone (21) 2531-2199 ou no site www.lumenjuris.com.br.


Manual de Criminologia

Com o objetivo de facilitar o entendimento da criminologia, Nestor Sampaio Penteado Filho compilou, no livro, a experiência adquirida como professor de cursos e pósgraduação. O estudo foi esquematizado com gráficos, figuras e ilustrações, e aborda, também, questões dos últimos concursos em que a matéria foi exigida. A publicação é da editora Saraiva. Mais informações pelo telefone 0800-0557688 ou no site www.saraivajur.com.br.


Direito Empresarial

Scilio Faver vale-se de sua experiência em sala de aula , especialmente em cursos preparatórios para o Exame de Ordem, e usa esquemas explicativos aliados à exposição escrita para levar ao estudante as noções básicas de Direito Empresarial e desmistificar o receio que os alunos costumam ter em relação à matéria. A cada tema proposto também são colocadas em destaque as jurisprudências do STJ e STF vinculadas aos últimos informativos. A publicação é da editora Espaço Jurídico. Mais informações pelos telefones (21) 2262-6612 e (21) 2262-0047 ou pelo e-mail [email protected]


Honorários contratuais

O livro de Alex Vasconcellos Prisco é um estudo unitário e sistemático direcionado à reparação civil da parte lesada pelas despesas incorridas com a contratação de advogado. O tema é observado sob a ótica do Direito Civil, enfocando os custos advocatícios como parcela integrante das perdas e danos. A análise empreendida leva em conta não só a regulação da própria profissão do advogado, mas também uma série de outros aspectos jurídicos peculiares à seara da indenização de honorários contratuais. A publicação é da editora Forense Universitária. Mais informações pelo telefone (21) 2509-31-48 ou no site www.forenseuniversitaria.com.br

 

Livro de cabeceira

Jonas Oberg Ferraz*

Desde os tempos de estudante, nos já longínquos anos 1960, meu livro de cabeceira é Os donos do poder, de Raymundo Faoro. Publicado pela primeira vez em 1958, a obra abriu as portas da minha geração para o conhecimento do Brasil. A quarta e última edição, comemorativa de cinquentenário da primeira, saiu pela Editora Globo em 2008, revista e ampliada, mas sem tocar na essência da obra, que permanece atualíssima. De 1977 a 1979, Faoro presidiu a OAB, contribuindo, incisivamente, para a redemocratização do país. Com a altivez característica da gente de sua terra e a serenidade dos justos, atuando desassombradamente em nome dos advogados do Brasil, enfrentou as masmorras da ditadura que, mesmo em seus estertores, insistia em torturar e matar. Assim, o homem completa a obra. Hoje, infelizmente, nestes tempos de globalização e euforia econômica, Faoro e sua obra não frequentam muitas estantes, ou cabeceiras, circulando com desenvoltura apenas nos meios acadêmicos.

* Conselheiro e presidente da 2ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/RJ


Abrir WhatsApp