03/08/2018 - 21:00

COMPARTILHE

Propostas do Rio recebem aprovação em encontro nacional de Comissões de Defesa das Prerrogativas

03/08/2018 - 21:00

Propostas do Rio recebem aprovação em encontro nacional de Comissões de Defesa das Prerrogativas

Propostas do Rio recebem aprovação em encontro nacional de Comissões de Defesa das Prerrogativas


Reunido pela primeira vez, o Colégio Nacional de Presidentes das Comissões de Defesa das Prerrogativas da OAB aprovou pauta com mais de 20 medidas a serem tomadas para resguardar os direitos dos advogados. O encontro foi realizado em Brasília, em 20 de outubro, data que, se aprovada pelo Conselho Federal a proposta do Colégio, se transformará no Dia Na cional de Luta na Defesa das Prerrogativas.

Representada por sua presidenta, Fernanda Tórtima, a Cdap da OAB/RJ participou ativamente da reunião e teve sugestões acatadas pelo Colégio. Exemplos são a recomendação de alterações nos regimentos internos dos tribunais, visando à garantia dos 15 minutos de sustentação oral dos advogados; a revisão da Súmula Vinculante nº 14 do STF, de forma a garantir o cumprimento da Estatuto da Advocacia; e a orientação para que as seccionais busquem coibir condenações de advogados por abandono de causa, quando injustas, ressaltando- se a inconstitucionalidade do artigo 265 do Código de Processo Penal — que é, inclusive, objeto da ADI 4398, proposta pelo Conselho Federal.

Outra medida aprovada foi o pedido de que a OAB Federal encaminhe ao Ministério da Educação requerimento para inclusão, nos currículos obrigatórios das faculdades de Direito, da disciplina Ética e Disciplina e Prerrogativas dos Advogados. “Também solicitaremos às seccionais que lutem para que os concursos públicos dos tribunais de Justiça, da Polícia e do Ministério Público tragam questões referentes ao tema”, disse o presidente da Comissão Nacional de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia, Francisco Faiad.

Foi aprovada, ainda, nota pública de repúdio ao monitoramento que vem sendo realizado em algumas unidades prisionais entre advogados e seus constituintes, solicitando que a Ordem denuncie internacionalmente o Estado brasileiro em razão dessas violações de direitos humanos (leia a íntegra da nota no Portal da OAB/RJ: www.oabrj.org.br).

Única mulher a presidir uma comissão de defesa das prerrogativas, Fernanda destacou a importância do evento e da integração entre os comissões das seccionais. “O primeiro Colégio foi muito frutífero e possibilitou a troca de experiências e soluções entre as comissões, bem como uma maior aproximação com a Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia do Conselho Federal, o que contribuirá para o fortalecimento da classe e de seus direitos”, afirmou.


Abrir WhatsApp