14/10/2015 - 17:55

COMPARTILHE

Dica do mês: Na renovada Praça Mauá, a modernidade de Tarsila e as fotos de Evandro Teixeira

14/10/2015 - 17:55

Dica do mês: Na renovada Praça Mauá, a modernidade de Tarsila e as fotos de Evandro Teixeira

MARCELO MOUTINHO
Repaginada como parte do processo de revitalização da zona portuária, a Praça Mauá tem atraído um número crescente de cariocas e turistas interessados em verificar, in loco, seu novo visual. Vale a visita. De preferência com uma esticada ao Museu de Arte do Rio (MAR), onde estão em cartaz as exposições Tarsila e as mulheres modernas no Rio e Evandro Teixeira: A construção do mundo.

Na primeira, a obra de Tarsila do Amaral serve de introdução a um conjunto com 200 peças, entre pinturas, desenhos, gravuras, esculturas e instalações, que revela como o trabalho estético de personalidades femininas foi fundamental à construção da sociedade brasileira nos séculos 19 e 20. Além de 25 quadros e dez desenhos de Tarsila, a mostra apresenta criações de Djanira, Maria Martins, Anita Malfatti e Lygia Clark, entre outras. E não se restringe às artes visuais.

A dança, por exemplo, também é contemplada, destacando-se o nome de Mercedes Baptista, primeira bailarina negra do Theatro Municipal. No âmbito da música, a exposição lembra as pioneiras apresentações de cantoras nos night clubs, universo antes dominado por homens, e o papel das tias do samba na consolidação do gênero.
 
Por meio de recortes de jornais, a mostra estabelece ainda pontes simbólicas, como aquela que liga Pagu, ativista política presa por 23 vezes nos anos 1930, a Elizabeth Gomes da Silva, viúva do pedreiro Amarildo. 

Já a exposição de Evandro Teixeira reúne 150 registros feitos pelo fotojornalista em quase seis décadas de carreira. São retratos do cotidiano carioca – a pelada entre garotos na favela, o alagamento da Rua Jardim Botânico, a baiana que caminha pela linha do trem após o desfile no carnaval (foto) –­, captados com talento e sensibilidade. Há, também, imagens que marcaram a trajetória de Evandro, como as manifestações estudantis durante a ditadura, o ensaio sobre Canudos cem anos após o massacre de 1987 e a cobertura da morte do poeta chileno Pablo Neruda.

Tarsila e as mulheres modernas no Rio permanece até 22 de novembro e Evandro Teixeira: A construção do mundo, até 31 de janeiro. O MAR fica na Praça Mauá, 5.

Abrir WhatsApp