14/10/2015 - 17:44

COMPARTILHE

Livros do Mês

14/10/2015 - 17:44

Livros do Mês

A interpretação da Constituição e os princípios fundamentais
A obra de Manoel Messias Peixinho, em sua quarta edição, revista e ampliada, estuda os métodos e princípios de interpretação da Constituição, enfrentando a discussão polêmica em torno da aplicação dos métodos clássicos à hermenêutica constitucional. O texto é base para disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação em Direito, sendo recomendado também para candidatos de concursos para carreira jurídica. Da editora Atlas. Mais informações no site www.atlas.com.br ou pelo telefone (11) 3357-9144.
 
Reforma eleitoral no Brasil
Concebido em parceria pela FGV Direito Rio e o jornal O Estado de S. Paulo, o livro reúne artigos inéditos, escritos após as eleições de 2014, abordando os diversos aspectos do processo eleitoral, como o uso de novas tecnologias de comunicação, participação e votação, bem como a estrutura e o funcionamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A organização é de Joaquim Falcão e a publicação, da editora Civilização Brasileira. Mais informações ou vendas diretas pelo email [email protected] ou pelo telefone (21) 2585-2002.
 
A cura da Justiça
No livro, Luiz Gouvêa narra as vivências pessoais e profissionais de sua carreira como juiz e advogado, focando especialmente em dois casos famosos: o primeiro teve repercussão no início dos anos 1980, no fim da ditadura militar, quando se constatou a existência de um “tribunal secreto” que tinha como objetivo retirar de cena os magistrados que insistiam em atuar com independência e imparcialidade. O segundo refere-se a uma batalha judicial, que se arrasta por 20 anos, entre um correntista e um banco. Da editora Publit. Mais informações no site www.publit.com.br.
 
Código Criminológico
Lançamento da editora Revan, a obra é embasada na historiografia do Direito Penal brasileiro, discutindo os eventos que marcaram a construção do Código Criminológico e abordando sua tendência para a escola positivista. O autor Ricardo Sontag trata o tema sob o viés do Direito Penal europeu, permitindo a quebra de uma lógica unicamente nacional. Mais informações no site www.revan.com.br.
 
Contratos bancários
Escrito pelo presidente da Comissão de Direito Bancário da Seccional, Paulo Maximilian, a obra, em sua quarta edição, apresenta os contratos bancários mais comumente celebrados no âmbito dos mercados financeiros primários, explorando o que há hoje de mais importante sobre o tema em termos de legislação e jurisprudência. Da editora Forense. Mais informações no site www.grupogen.com.br ou pelo telefone (21) 3543-0770.
 
Curso básico de Direito Arbitral
De autoria do presidente da Comissão de Arbitragem da OAB/RJ, Joaquim de Paiva Muniz, o livro-curso apresenta conceitos teóricos e noções da prática do método. Em sua terceira edição, a obra é voltada principalmente aos iniciantes no mundo arbitral, apresentando o resultado de grande parte das pesquisas necessárias para a advocacia na área. Da editora Juruá. Mais informações nos sites www.jurua.com.br ou www.editorialjurua.com
 
Livro de cabeceira

Romualdo Freitas Filho*
 
Sonho grande 
No livro Sonho grande, a autora Cristiane Correa explica como Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira revolucionaram o capitalismo brasileiro e conquistaram o mundo. Dentre vários ensinamentos que esses empresários têm a nos mostrar para que possamos alcançar grandes objetivos, destaco um primordial: investir sempre e acima de tudo nas pessoas. Aprendi que ter as pessoas certas por perto é tão importante quanto ter grandes ideias e conseguir grandes negócios. E que, para mantê-las ao nosso lado por um longo período, temos que criar a cultura da meritocracia. Em um mundo marcado pelo individualismo, estes empresários nos ensinam que quanto mais compartilharmos a oportunidade e as recompensas do sonho grande com as pessoas certas, mais resultados iremos obter.
 
*Conselheiro da OAB/RJ
 
Ebooks
 
Licitação e contratos administrativos
A obra aborda temas relacionados às licitações e aos contratos administrativos, apresentando as principais polêmicas sobre o tema, os respectivos posicionamentos doutrinários e o entendimento jurisprudencial dos tribunais superiores, sempre acompanhados da opinião fundamentada do autor, Rafael Carvalho Rezende Oliveira. Da editora Gen. Mais informações e vendas pelo link http://goo.gl/lLmqm3
 
Cinema e Filosofia do Direito em diálogo
O livro destaca temas jurídicos presentes em filmes e textos teóricos, ponderando que tanto o filósofo quanto o artista são questionadores dos sistemas de controle sociais ou existenciais. Para a autora, Mara Regina de Oliveira, o estudante de Direito somente pode ter um raciocínio alargado sobre a matéria se não ficar restrito às interpretações textuais, partindo também para o campo da imagem. O livro é vendido pela Amazon em formato Ebook Kindle. Mais informações e vendas no link http://goo.gl/Z20Vrr
 

 
 

Abrir WhatsApp