14/10/2015 - 17:36

Niterói: Ordem e TJ visitam varas cíveis após fim do ‘cartorão’

14/10/2015 - 17:36

Niterói: Ordem e TJ visitam varas cíveis após fim do ‘cartorão’

O presidente da OAB/Niterói, Antônio José Barbosa da Silva, acompanhou, dia 5 de setembro, comitiva do Tribunal de Justiça (TJ) durante visita às varas cíveis reinstaladas após o fim do chamado ‘cartorão’ no município. Compareceram o presidente da corte, Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho; a corregedora-geral de Justiça do estado, Maria Augusta Vaz Monteiro de Figueiredo; e o diretor do fórum local, Alexandre Scisinio.

Segundo Antônio José, o retorno das antigas configurações das varas cíveis do município pode ser considerado uma vitória da Ordem, apesar de a situação ainda não ser a ideal. “Lutamos muito para acabar com o ‘cartorão’, que já começou com um tumulto tremendo e piorou ainda mais com o processo eletrônico. Agora tudo voltou ao que era antes. Não é o ideal, mas conseguimos reverter um processo. É preciso dar prioridade à primeira instância, só assim os problemas do Judiciário serão resolvidos”, afirmou.

O presidente do TJ também analisou a situação. Ele explicou que a iniciativa tinha outro propósito e elogiou a postura da subseção. “É uma entidade muito combativa em expor suas reivindicações e demandas para buscar soluções vitoriosas. Esse contato é frutífero para todos. A sociedade e os jurisdicionados da cidade só têm a ganhar com o retorno de cada cartório a cada juízo ao qual se vincula”, disse.

O ‘cartorão’ foi instituído em dezembro de 2010. Desde então, a OAB/Niterói vinha denunciando o caos resultante das mudanças e pedindo o fim do novo modelo. Antônio José elogiou a postura da atual gestão do TJ. “Dois presidentes passaram pelo tribunal e não deram ouvidos às nossas demandas. É preciso lembrar que após a entrada do desembargador Luiz Fernando de Carvalho o problema foi resolvido rapidamente”, destacou.