14/10/2015 - 17:32

COMPARTILHE

Oficina de energia elétrica analisa crise hídrica

14/10/2015 - 17:32

Oficina de energia elétrica analisa crise hídrica

A quinta oficina promovida pela Comissão de Energia Elétrica (Ceele) da OAB/RJ, realizada no dia 25 de setembro no auditório da Caarj, abordou as questões mais atuais do setor, em época de crise hídrica: em especial, o déficit na geração das hidrelétricas, conhecido tecnicamente pela sigla em inglês GSF, de Generation Scaling Factor, e seu impacto nas tarifas.

Por conta do assunto em voga, o seminário, normalmente voltado a advogados que atuam da área, estudantes de Direito e outros profissionais interessados no tema, este ano ganhou mais importância para o público em geral, frisou o presidente da Ceele, Fábio Amorim.

“O impacto da crise afeta todo o setor elétrico e todos os seus agentes, inclusive nós, consumidores”, afirmou Amorim, para quem hoje vivemos um “racionamento branco”: “Não é como aquele de 2001, mas temos hoje um racionamento forçado, já que a conta está muito alta”.

A questão foi desdobrada de forma técnica pelo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica (Apine), Guilherme Velho. “Hoje o pais consegue atender a carga com uma condição hidrológica muito pior do que era antes, mas isso teve um efeito colateral sobre o gerador hidrelétrico”, ressaltou.

Presidente da Caarj, Marcello Oliveira reforçou a importância da abordagem: “É um diálogo muito pertinente porque essa pauta tem impactos diversos na vida do cidadão, não só na geração de energia, mas também no uso e captação da indústria, no uso doméstico, domiciliar”.

Participaram também o secretário da Ceele, Marvin Menezes; o membro da comissão Sergio Ibraim Salluh, o advogado Marcio Pina Marques; a superintendente de Regulação na Light, Ângela Magalhães Gomes, e o diretor regulatório na Enel Brasil, José Alves de Mello Franco.
 

Abrir WhatsApp