03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

OAB Federal aprova proposta da Seccional que reduz cláusula de barreira para eleição de conselheiro

03/08/2018 - 21:01

OAB Federal aprova proposta da Seccional que reduz cláusula de barreira para eleição de conselheiro

OAB Federal aprova proposta da Seccional que reduz cláusula de barreira para eleição de  conselheiro


Foi aprovada pelo Conselho Federal a proposta que reduz, de cinco para três anos, o tempo de exercício profissional para eleição de conselheiro da OAB. A redução dessa cláusula de barreira, extensiva à contra-tação de estagiários por jovens advogados, foi uma reivindicação da Comissão de Apoio ao Advogado em Início de Carreira da OAB/RJ, respaldada pelo presidente da Seccional, Wadih Damous, e encaminhada à apreciação do Conselho no final de fevereiro, em sessão extraordinária.

Para o conselheiro federal Marcus Vinícius Cordeiro, do Rio, foi um avanço. "Trata-se de uma conquista na luta dos jovens advogados por sua inserção no processo eleitoral e na ocupação de espaço na administração da Ordem. Apesar de ainda haver a exigência de cinco anos de atuação para o exercício de cargos nas diretorias, a aprovação da proposta é uma vitória da juventude, que organizadamente levantou esta bandeira", afirma ele.

A mudança no Regulamento Geral será levada ao Congresso Nacional com as demais alterações no Estatuto da Advocacia aprovadas, uma delas a inclusão dos presidentes das seccionais no colégio eleitoral da diretoria do Conselho Federal da Ordem. A incorporação ao Estatuto, para os dirigentes da OAB, dos mesmos princípios e valores da Lei Complementar nº 135, conhecida como a Lei da Ficha Limpa, também foi decidida pelo Conselho.


Abrir WhatsApp