03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

OAB/RJ e Caarj oferecem orientação jurídica e exames gratuitos para moradores da Vila Cruzeiro

03/08/2018 - 21:01

OAB/RJ e Caarj oferecem orientação jurídica e exames gratuitos para moradores da Vila Cruzeiro

OAB/RJ e Caarj oferecem orientação jurídica e exames gratuitos para moradores da Vila Cruzeiro


Moradores da Vila Cruzeiro receberam, em 19 de março, uma caravana de comissões da OAB/RJ e da Caarj, que foi até o Complexo da Penha levar orientação jurídica gratuita em diversas áreas do Direito, além de serviços de medição de pressão arterial e glicose. A exemplo do primeiro mutirão, realizado no Complexo do Alemão em dezembro, após a pacificação, a iniciativa agradou à comunidade e beneficiou centenas de pessoas.

"O pessoal precisa conhecer melhor seus direitos e tem pouca informação, por isso procurei a OAB/RJ e pedi que repetissem o mutirão na Vila Cruzeiro", disse o presidente da Associação de Moradores de Quatro Bicas, Alexsandro Reis Franquini, que ajudou a divulgar a caravana na rádio comunitária local, levando os interessados às barracas montadas na entrada da favela, uma das 12 do complexo e onde residem 1.287 famílias.

"Esse serviço nos ajuda bastante, é muito bom ter um advogado para explicar as coisas para a gente", comentou a moradora Roseli Luiza Gonzaga, que aproveitou para medir a pressão arterial, "12 por 8, uma maravilha".

A Comissão de Direito do Consumidor, tendo à frente o presidente Roberto Monteiro, levou cartilhas educativas, distribuídas dentro da comunidade por equipes de estudantes de Direito da Uerj, da UFF e da UFRJ, organizados pela OAB Jovem.

"Esta experiência do mutirão já se mostrou exitosa, porque aproxima a OAB/RJ da sociedade que mais precisa, levando cidadania e informações importantes para as pessoas conhecerem seus direitos. A orientação jurídica que oferecemos também evita que casos simples venham a se transformar em ações judiciais demoradas", avaliou Roberto.

Para o presidente da OAB Jovem, Rafael Rihan, ganham com o mutirão a comunidade carente e também os estudantes, "que, como futuros operadores do Direito, têm a oportunidade de conhecer outra realidade".

Também participaram do mutirão os presidentes das comissões de Igualdade Racial, Marcelo Dias; de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geraldo Nogueira; e de Política sobre Drogas, Wanderley Rebello; além de representantes das comissões de Direitos Humanos, da Justiça do Trabalho, da Ouvidoria e do Serviço Social da Caixa.


Abrir WhatsApp