03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Sallaberry assume presidência do TRT

03/08/2018 - 21:01

Sallaberry assume presidência do TRT

Sallaberry assume presidência do TRT


Representando a Ordem na cerimônia, Felipe Santa Cruz disse que a atual década deve ser de avanços tecnológicos e maior celeridade na Justiça do Trabalho

A desembargadora Maria de Lourdes D’ Arrochella Lima Sallaberry assumiu, no dia 25 de março, a presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT- 1), em solenidade que lotou o Plenário Juiz Délio Maranhão. O presidente da Caarj, Felipe Santa Cruz, representando os presidentes da OAB Federal, Ophir Cavalcante, e da OAB/ RJ, Wadih Damous, participou da cerimônia de posse. Em seu discurso, afirmou que a Ordem está à disposição da nova presidente para trabalhar e fortalecer a Justiça Trabalhista do estado. "Ela é conhecida por sua seriedade e traz esperanças a todos que militam na área", elogiou.

"A OAB criticará, sempre de forma construtiva, quando for necessário. Mas nos colocamos ao lado da nova administração para colaborar no que for possível", disse Felipe, situando que a década atual deve ser "dos avanços tecnológicos, da maior celeridade na prestação jurisdicional". Segundo ele, a advocacia trabalhista passou por momentos delicados em sua trajetória. "Os anos 1990 foram o tempo em que a Justiça do Trabalho resistiu à tentativa de sua extinção. Depois tivemos o triste incêndio do prédio do TRT. E a primeira década foi o período em que teve que ser reconstruída", salientou Felipe.

O presidente da Caarj iniciou seu discurso saudando a magistratura na pessoa dos desembargadores oriundos do Quinto Constitucional. Em seguida, frisou que, por vezes, as críticas da advocacia não são bem compreendidas, porque "nós, advogados, estamos na ponta do atendimento, e sentimos todos os problemas do tribunal".

Eleita em dezembro de 2010, Sallaberry recebeu o cargo do desembargador Aloysio Santos, tornando- se a terceira mulher a assumir as funções de presidente do TRT-1. Na cerimônia também foram empossados os desembargadores Carlos Alberto Araújo Drummond (vice-presidente), Fernando Antonio Zorzenon da Silva (corregedor) e Ana Maria Soares de Moraes (vicecorregedora). Também assumiram os desembargadores Theocrito Borges dos Santos Filho, como presidente da Seção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi); Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha, como diretor da Escola Judicial; e Damir Vrcibradic, como ouvidor.

Para saudar os empossados, a nova presidente escolheu o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ex-presidente do TRT-1, desembargador Nelson Tomaz Braga, que citou como fato marcante deste século a ascensão das mulheres na vida pública, "um espaço que lhes era negado". Sallaberry iniciou seu discurso citando um poema de João Cabral de Melo Neto e conclamando os magistrados e servidores do TRT-1 a, "juntos e de coração aberto, tecerem uma nova manhã", e se unirem para vencer os desafios e recuperar o "prestígio histórico do primeiro Regional Trabalhista do país".

Em seu discurso, o desembargador Aloysio Santos desejou sucesso à nova gestão e agradeceu aos servidores e assessores pela ajuda recebida para cumprir suas funções, salientando que "o bom poder é o efêmero, que troca de mãos" periodicamente.

Emocionada, a desembargadora transmitiu a presidência da sessão ao vice-presidente Carlos Alberto Araújo Drummond, que encerrou a solenidade reafirmando o compromisso de "multiplicar os esforços para fazer do TRT-1 um tribunal cada vez mais forte e atuante".

Participaram da cerimônia, como integrantes da Mesa, o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Marcelo Nobre, representando o ministro Cezar Peluso, presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho Aloysio Corrêa da Veiga, diretor da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat), que representou o presidente do TST, João Oreste Dalazen; o procurador-chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 1ª Região, José Antonio Vieira de Freitas Filho; e o conselheiro Jonas Lopes de Carvalho Júnior, presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro.

Estiveram presentes ainda o jurista Arnaldo Süssekind; os ex-presidentes do TRT-1 desembargadores Doris Castro Neves e Ivan Dias Rodrigues Alves; o ministro do TST Carlos Alberto Reis de Paula; e a conselheira do CNJ Morgana Richa, entre outras autoridades.


Abrir WhatsApp