03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Seccional distribui mais de três mil cartilhas sobre direitos do consumidor

03/08/2018 - 21:01

Seccional distribui mais de três mil cartilhas sobre direitos do consumidor

Seccional distribui mais de três mil cartilhas sobre direitos do consumidor


Em 15 de março, é comemorado o Dia Mundial do Consumidor. Para marcar a data, a Comissão de Defesa do Consumidor montou, no Largo da Carioca, Centro do Rio, um posto de distribuição de cartilhas com informações sobre o tema e de atendimento jurídico à população.

Segundo o presidente da comissão, Roberto Monteiro, a intenção é, cada vez mais, orientar as pessoas. "A OAB/RJ não podia se furtar a instruir o consumidor. Aproveitamos esta data marcante para vir ao encontro da população", afirmou ele. Durante o ato, mais de três mil cartilhas foram distribuídas. Para Roberto, a Seccional está cumprindo com o seu papel institucional ao atuar em defesa da cidadania. "É fundamental que todos conheçam seus direitos. Esta cartilha tem uma abordagem não-jurídica e acreditamos que esta linguagem popular vá facilitar a vida do cidadão", completou.

Além das cartilhas, o atendimento jurídico gratuito também fez sucesso. Durante todo o dia, filas de pessoas aguardavam a vez de conversar com um dos advogados para tirarem suas dúvidas relativas aos mais diversos assuntos. De acordo com Roberto, o objetivo era esclarecer e, em casos mais graves, encaminhar os consumidores à Defensoria Pública.

Margarida Alves teve problemas com uma geladeira comprada recentemente e estava tendo dificuldades para trocar o produto, que ainda estava na garantia. Após conversar com um dos colegas destacados pela comissão, saiu satisfeita. "É importante esta ação nas ruas, já que nem todos têm acesso à informação. Muitas vezes nos faltam tempo e oportunidade", disse.

Um dos advogados que prestava atendimento ao público era Rafael Amorim, presidente da OAB Jovem, comissão que participou ativamente do ato. "Nosso intuito é colaborar com a CDC-OAB/RJ e com a população. Uma data como esta é uma ótima oportunidade para lembrar a todos que devemos sempre lutar por nossos direitos", declarou. A OAB Jovem estimulou diversos estudantes de Direito a tomarem parte do evento. "É importante que desde cedo já se tenha este contato direto com a matéria. Eles estão dando o primeiro atendimento e fazendo uma triagem", finalizou Rafael.


Abrir WhatsApp