03/08/2018 - 21:01

COMPARTILHE

Tribuna Livre

03/08/2018 - 21:01

Tribuna Livre

Tribuna Livre


A reportagem da TRIBUNA esteve no fim de março no Fórum Federal para ouvir a opinião dos  advogados e estagiários. Eles reclamaram, principalmente, do atendimento e da morosidade no  andamento de processos ao responderem: Qual o maior problema da Justiça Federal?


Revista

A Justiça Federal ainda tem muitos problemas, mas está melhorando bastante, inclusive no atendimento na entrada do Fórum. Agora a revista aos advogados, que era muito desagradável, foi realmente abolida. Eu apresentei minha carteira e me deixaram passar sem maiores constrangimentos. Mas ainda sofremos com a lentidão no andamento dos processos.

José Ivan Sobral, advogado, 72 anos


Recursos

O maior problema na Justiça Federal do Rio é que os juízes criam um sistema de sentenças e decisões que não necessariamente estão de acordo com os tribunais superiores. Isso causa muita dificuldade para nós, advogados, que temos que entrar com recurso, o que onera para as partes, sem necessidade. Hoje fica até em segundo plano a questão da demora porque esse ponto é tão problemático que até se sobrepõe a ela.

Amilcar da Costa, advogado, 34 anos


Digitalização

Eu acho que foi pouco organizado esse esquema de digitalização. Se não estivermos atualizados com essas mudanças, nós não podemos mais trabalhar. Então creio que esse processo tinha que vir acrescido de uma assistência para os advogados. Não pode haver um pacote de mudanças para o tribunal sem que todos os advogados estejam capacitados para segui-las.

José Mariano Filho, advogado, 49 anos


Andamento

O maior problema da Justiça Federal é que os processos demoram muito a serem vistos. Entrando com uma petição hoje, ela é juntada daqui a um mês e meio, dois meses. Entrando em processamento, mais dois meses. No gabinete, alguns cartórios andam rápido, outros demoram muito. Temos processos no nosso escritório de até dois, três anos para serem julgados. Ainda tem o detalhe de que alguns juízes não recebem advogados.

Alexânder Woelffel, estagiário, 30 anos


Regularidade

Eu, particularmente, não tenho problemas com a Justiça Federal. Todos os processos que tenho aqui andam. Por eles serem complexos, naturalmente demandam um certo tempo, mas é a duração normal. Outros são processos da área criminal, que, pela sua natureza, já andam mais rápido mesmo. Acredito que alguns colegas possam enfrentar problemas na parte dos juizados, mas eu realmente não tenho do que reclamar.

Rosana Sant´anna, advogada, 46 anos


Fila

O maior problema é a fila no protocolo. A sala é pequena e a fila de advogados faz curvas. Quando um abre a porta, bate no outro. Há uma grande demanda de petições e poucos funcionários para suprir tudo isso.

Lucas Noronha, estagiário, 20 anos


Morosidade

O maior problema aqui é a morosidade. A Justiça simplesmente não funciona. Tenho processos aqui há mais de 30 anos. Foi o tempo de a minha filha nascer, crescer, se formar em Direito e se tornar advogada. E o processo ainda parado ou andando a curtas pernas durante esse tempo todo. Como dizia José Maria de Mello Porto, “Justiça lenta é injustiça”.

Maria da Glória Furtado, advogada, 65 anos


Atendimento

A demora no atendimento das varas é o maior problema que enfrento aqui no Fórum Federal. Nós percebemos que até há funcionários, mas, para a demanda do local, eles não são suficientes. Muitas pessoas lá dentro poderiam ajudar e não o fazem. A solução seria a contratação de mais pessoal ou uma mudança nesse atendimento.

Rosana de Lima, estagiária, 34 anos


Lentidão

Acho que o maior problema daqui é a lentidão, a morosidade para proferir sentenças, marcar audiências etc. Acho até que, no atendimento, os funcionários se esforçam para fazer um bom trabalho, não tenho do que reclamar. Mas o andamento em si é muito lento, devido à demanda, que é muito grande.

Leonardo Scovino, estagiário, 22 anos


Abrir WhatsApp