11/02/2014 - 17:15

COMPARTILHE

Comissões ativas para amparar os colegas

11/02/2014 - 17:15

Comissões ativas para amparar os colegas

A preocupação em abranger mais áreas da advocacia fez com que a OAB/RJ promovesse uma grande expansão das suas comissões temáticas em 2013: dos 53 grupos existentes no final de 2012, o número cresceu para 79 no início de 2014. Sempre em busca de uma atuação cada vez mais próxima ao dia a dia dos colegas, os núcleos realizaram 123 palestras ao longo do ano. Também foi reforçada a parceria com a Escola Superior de Advocacia (ESA), por meio da qual os presidentes dos núcleos coordenaram cursos sobre os temas de suas especialidades.

“Uma de nossas principais preocupações é instrumentalizar o advogado para o exercício da profissão. E isso é feito através dos seminários, dos congressos, das palestras e dos cursos da ESA. Esse foi um trabalho em conjunto importantíssimo, que está sendo muito bem sucedido e que continuaremos em 2014”, afirma o coordenador-geral das comissões da Seccional, Fábio Nogueira.

Ele destaca o trabalho de alguns grupos frente às demandas de 2013: “Foi um ano muito complicado para o advogado trabalhista em função da implantação do Processo Judicial eletrônico (PJe) e a Comissão de Justiça do Trabalho agiu de forma eficiente. E tivemos uma atuação impecável da Comissão de Direitos Humanos, em um período de comoção social, prestando assistência jurídica a cidadãos que porventura tivessem sofrido atos de violência do poder estatal”.

As comissões de Direito Tributário e a de Infraestrutura e Desenvolvimento Econômico também foram elogiadas pelo coordenador. “A pesquisa realizada pela Comissão dos Juizados Especiais Cíveis para saber dos problemas de quem vive a rotina dos JECs foi mais um ponto que merece ser lembrado, pois já rendeu um fruto: uma lista com 22 propostas que poderiam ajudar a reorganizar as serventias”. 
 

Abrir WhatsApp