11/02/2014 - 17:26

OAB Século 21 cria 33 centrais de peticionamento

11/02/2014 - 17:26

OAB Século 21 cria 33 centrais de peticionamento

Em 2013, o projeto OAB Século 21 – que há seis anos moderniza os espaços da Ordem no estado – entrou em sua segunda fase, readaptando as salas de advogados e sedes de subseção para o auxílio ao uso do processo eletrônico. Em um ano foram criados 33 centrais de peticionamento, três núcleos digitais (Niterói, São Gonçalo e na sede da OAB/RJ, na capital) e três novas sedes de subseção – Miracema, Cordeiro e Araruama, todas já equipadas.
Idealizado em 2007 pelo então diretor do Departamento de Apoio às Subseções e hoje presidente da Seccional, Felipe Santa Cruz, o OAB Século 21 é um dos projetos mais elogiados pelos advogados. Por meio dele, as salas em todo o estado passaram a seguir um padrão, oferecendo os mesmos equipamentos e tecnologia.
Cada uma das 33 centrais de peticionamento possui computadores com os sistemas dos tribunais, impressoras multifuncionais e funcionários capacitados para sanar dúvidas. Em 2013, foram comprados mais de 200 novos equipamentos.

Já os núcleos digitais reúnem centrais de peticionamento e postos para a certificação digital – procedimento indispensável para os processos eletrônicos. Três deles foram instalados no ano passado.

O OAB Século 21 deixou sua marca em diversos pontos: São Gonçalo ganhou, além do núcleo digital, escritórios compartilhados. Em Campo Grande, uma nova sala dos advogados foi inaugurada no Fórum. Resende recebeu espaço de apoio na Justiça do Trabalho. Em São João da Barra, região atendida pela

OAB de Campos, uma nova sede foi inaugurada. No Méier, além de uma central de peticionamento na sede, a sala do Fórum Regional recebeu mais computadores. Ilha do Governador e Leopoldina também tiveram o número de máquinas aumentado nas salas dos tribunais.

Maricá contou com a instalação, em 2013, de sua primeira Vara do Trabalho e no mesmo dia inaugurou sua Sala da OAB no prédio. O mesmo aconteceu com Queimados, que já conta com espaço de apoio aos colegas. No Tribunal Regional do Trabalho de Duque de Caxias, os advogados também ganharam uma sala. No Fórum de Miguel Pereira, o espaço dos advogados foi reformado.

Assim como nas primeiras reformas, a segunda etapa do OAB Século 21 manteve a tradição de utilizar mão de obra própria.